Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Eleitor corrupto não pode exigir político honesto - Por Ivonete Gomes

É preciso uma dose extra de coragem para se tornar candidato a algum cargo eletivo no Brasil. No país da Lava Jato, político virou sinônimo de mau caráter, pilantra, oportunista e folgado. É aquele cidadão que está querendo vida fácil, regalias e bom salário. Nas redes sociais os “juízes” de plantão achincalham a escolha de quem resolveu colocar o nome à apreciação dos eleitores. Os vizinhos olham meio torto e os parentes já nem convidam para o churrasco de domingo. É o momento em que muitos bons cidadãos candidatos desistem, deixando o caminho aberto para os que estão dispostos a chegar ao poder a qualquer custo. E aí, dá-lhe compra de votos, troca de favores, promessas futuras de cargos comissionados, comilanças em reuniões, caixa dois e a política do boi marcado perpetuada por pseudolíderes comunitários.  

Ainda mais difícil o êxito de um candidato bem intencionado é o fato de existir no Brasil uma cultura de eleitores corruptos que exigem políticos honestos. São pessoas imediatistas que votam na base do toma lá dá cá e tentam justificar a própria ação corrupta de negociar o voto com a afirmativa de perpetuação da corrupção. “-Votarei no fulano que me deu cinquenta reais porque todo mundo quando chega lá rouba mesmo”, eis o mantra do negociante eleitoral.

O poder emana do povo e é o povo quem decide ter ou não políticos honestos. Jamais haverá bons representantes sem bons eleitores. É hora de escolher um lado. Tomar ciência de que consciência é fazer a coisa certa mesmo quando ninguém está observando. Escolher um candidato é escolher um rumo. Que façamos nossas boas escolhas em 2016.

* A autora é jornalista, editora do Rondoniagora

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa