Rondônia, 17 de dezembro de 2025
Política

Em discurso na Câmara, Luiz Cláudio comemora 40 anos de Embrapa

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) discursou semana passada na tribuna da Câmara dos Deputados, enaltecendo os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



“É um órgão de extrema importância para o país e seu desenvolvimento social do setor agrícola”, frisou.

Cláudio disse em seu discurso que a Embrapa tem o comprometimento com as soluções tecnológicas voltadas a agricultura da Amazônia, pautadas em critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

“É um órgão de extrema importância para o país e seu desenvolvimento social do setor agrícola”, frisou.

O órgão está presente estratégicamente em cinco municípios do estado, com Campos Experimentais em Porto Velho, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena. Possui laboratórios de alta tecnologia em Porto Velho e conta com uma equipe qualificada, sendo pesquisadores com formação de pós-doutorado, doutorado e mestrado e equipe de apoio à pesquisa.

Em documento enviado pelo órgão ao parlamentar, consta que: “Na geração de conhecimento e tecnologias para a Amazônia, em especial para Rondônia, destacam-se pesquisas para: produção animal, com tecnologias voltadas para a forragicultura, a sanidade e a qualidade do leite; café, a principal cultura agrícola do estado; produção vegetal, que engloba importantes culturas como arroz, feijão, milho, soja, girassol, algodão, pupunha, pinhão manso, banana e cupuaçu; e florestas, com trabalhos de silvicultura de espécies nativas e exóticas”.

Na geração de tecnologias, a Embrapa de Rondônia tem gerado e transferido tecnologias para racionalizar o uso de recursos naturais, intensificando o uso da terra. Desta maneira se reduz o desmatamento, gerando emprego e renda, em uma ação preferencial com os pequenos produtores rurais do estado de Rondônia e da Amazônia.

Luiz Cláudio disse que a Embrapa é a primeira cultivar o café Conilon no Brasil e receber o Certificado de Proteção, concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em discurso, o parlamentar disse que a avaliação da condição corporal (CC) de bovinos contará em breve com um grande aliado no Brasil. É que a Embrapa de Rondônia desenvolveu um dispositivo formado por duas réguas de 20 centímetros cada uma, com 4,4 centímetros de largura e articuladas de maneira a formar a angulação de 0° a 180° para monitorar o rebanho de forma rápida e precisa. Batizado de Vetscore trata-se de um instrumento simples que será útil, particularmente para pequenos produtores, como os de gado leiteiro, pois, não há no mercado nenhum instrumento similar para a avaliação da condição nutricional.

Finalizando, o parlamentar salientou que o uso da soja para a recuperação de pastagens tem agradado os pecuaristas de Rondônia.

Luiz Cláudio disse que o pesquisador da Embrapa de Rondônia, Vicente Godinho, estima que 70% das áreas de pastagem do estado estão com algum grau de degradação e a soja vem como uma alternativa para a recuperação destes solos, no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). O pesquisador destaca ainda o avanço da soja para a região Norte do estado

“Não poderíamos deixar de comemorar 40 anos da existência da Embrapa que só tem proporcionado progresso e desenvolvimento para o Brasil e o meu Estado de Rondônia”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério apresenta projeto para sustar decreto do governo que ameaça a segurança do setor elétrico

Deputada Lebrinha participa da Festa da Família em São Miguel do Guaporé

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Obra de pavimentação em União Bandeirantes entra na fase final, afirma engenheiro em reunião com vereador Adalto