Rondônia, 20 de dezembro de 2025
Política

Em meio à crise, grupo de vereadores pressiona para tentar tomar Prefeitura de Candeias

Um grupo de vereadores de Candeias do Jamari está agindo para desestabilizar o prefeito Luiz Ikenohuchi (DEM), em uma suposta tentativa de tomar a Prefeitura. Parte da Câmara Municipal está descontente com ações moralizadoras visando conter o gasto público, através da revisão de contratos com prestadores de serviços.

Diversos servidores comissionados ligados ao grupo de vereadores há anos cuidam de alguns contratos. O prefeito Luiz Ikenohuchi tinha grande total na Câmara de Candeias, até que determinou a verificação de todos esses contratos. Em seguida, começaram os ataques por parte de alguns vereadores.

Alguns dos servidores seriam ligados ao vereador Benjamim Pereira Soares Júnior, o Beijim (PTB), que já presidiu a Câmara e teve suas contas do exercício de 2012 julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em 31 de março de 2016 o RONDONIAGORA também divulgou que Beijim foi condenado a ressarcir mais de R$ 60 mil aos cofres públicos por ter pagado empresa de publicidade na internet e assessoria jurídica que não prestaram os serviços contratados. A decisão foi publicada no Diário do TCE.

A assessoria do prefeito Luiz Ikenohuchi suspeita que servidores comissionados teriam informado ao grupo de vereadores a decisão de reavaliar os contratos, o que teria desencadeado a retaliação.

Agora, alguns vereadores falam em tentativa de cassar o mandato do prefeito e apoiam pichações com sérios ataques a Luiz Ikenohuchi. Eles se aproveitam da crise instalada em Candeias do Jamari, com o assassinato do ex-prefeito Chico Pernambuco, em uma tentativa de manipular a opinião pública.

Luiz Ikenohuchi já afirmou em várias oportunidades que as medidas moralizadores não vão parar, mesmo com as pressões. Ele afirmou que Candeias pode se desenvolver, mas para isso é preciso vencer os grupos que se dedicam a dilapidar o patrimônio público.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro

Vale do Guaporé: projeto apoiado pela Energisa prevê a soltura de mais de 2 milhões de filhotes de quelônios em Rondônia