EM NOVA REGULAMENTAÇÃO, DILMA MANTÉM VETO DE TRANSPOSIÇÃO A APOSENTADOS E PENSIONISTAS; DEMITIDOS DE BIANCO ESTÃO GARANTIDOS

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira a Lei 13.121, de 8 de maio deste ano, sancionada pela presidente Dilma Roussef e que mais uma vez regulamenta a Transposição dos servidores públicos de Rondônia. A norma também abrange os ex-territórios de Roraima e Amapá.
Não há grandes novidades. As principais tentativas dos políticos rondonienses acabaram não surtindo efeitos: Dilma manteve vetos aos aposentados e pensionistas alegando ausência de previsão legal e que deveria partir da presidência a iniciativa de propor o benefício. Por outro lado, os demitidos no Governo Bianco, em 2000, já podem transpor.
Entre os 8 vetos da presidente destaca-se ainda o que garantia a servidores do Judiciário e Ministério Público a equiparação salarial com os quadros do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Nesse caso, Dilma alegou violação a independência entre os Poderes da União, prevista na Constituição e ainda que emendas do Legislativo apresentadas sobre a Medida original “são autorizadas apenas se guardada a pertinência temática e se não resultarem em aumento de despesa”.
A Lei reafirma que apenas os servidores em atividade em 15 de março de 1987 serão beneficiados diretamente. CONFIRA:
|
|
|
Veja Também
Sindsaúde analisa vetos da MP 660 que trata da Transposição dos servidores de Rondônia
Thiago Tezzari garante limpeza de bueiros após demanda de moradores da zona leste
Por justiça às famílias afetadas pelo 8 de Janeiro, senador Bagattoli vota sim ao PL 2162/2023