Rondônia, 21 de fevereiro de 2025
Política

Em Ouro Preto, partidos fazem mistério em torno da eleição do sucessor de Alex Testoni

A extensão dos prazos para filiação de cidadãos aptos a disputar eleição, à realização de convenções partidárias e do encurtamento do período de campanha eleitoral, assegurados pela Lei 13.165/2015, da Reforma Eleitoral, dão aos partidos mais tempo para articular filiações surpresas, e a possibilidade de tirar de outra legenda lideranças que almejam cargo eletivo na eleição municipal que ocorrerá no dia 2 de outubro.



REFORMA ELEITORAL

O deputado terá que decidir em apoiar o nome que sairá do grupo de sustentação a administração de Alex Testoni, a possível candidatura da vereadora Rosária Helena, preferida do ex-deputado federal Carlos Magno, do PP, ou se vai disputar a prefeitura de Ouro Preto do Oeste. Há na cidade a especulação em torno do agrupamento das lideranças aliadas a Alex Testoni, ao deputado Marcelino Tenório e Carlos Magno em torno de um só propósito, porém todos eles negam veementemente essa possibilidade.

REFORMA ELEITORAL

O que está tirando o sono dos dirigentes partidários são as novas regras eleitorais das eleições de outubro. A Lei nº 13.165/2015, da Reforma eleitoral, define que o novo prazo para filiação a quem deseja se candidatar foi reduzido em seis meses, e se estende até o dia 2 de abril. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão tinha que estar filiado a um partido político 1 ano antes do dia da eleição. A data para a realização das convenções também foi esticada em um mês, e valerá de 5 de junho a 5 de agosto. Antes da reforma, o prazo era de 10 a 30 de junho.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Deputado Alex Redano propõe autorização para pagamento de débitos estaduais com criptomoedas em Rondônia

Prefeitura pede agilidade no fim da Lei que ampara contratação de empresa de lixo, mas Câmara anuncia rito normal

Deputado Ribeiro do Sinpol assume vice-liderança do governo na Assembleia

Comissão de Direitos Humanos: Bagattoli recebe apoio de senadores na defesa das famílias de envolvidos no 8 de janeiro

AddThis Website Tools