Rondônia, 12 de dezembro de 2025
Política

Em Vilhena, desembargadora comemora 30 anos do TRE e anuncia nova zona eleitoral

Esteve em Vilhena na manhã desta sexta-feira, 08, a desembargadora Ivanira Feitosa Borges, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE), para o descerramento da placa comemorativa aos 30 anos de fundação da Corte no Estado. Para celebrar o marco, todas as Zonas Eleitorais do Estado receberão uma placa comemorativa com a logomarca dos 30 anos do TRE.



No entanto, ela acrescentou que a nova zona deverá ser implantada somente no ano de 2013. Isso porque, segundo a presidente do TRE, o processo de criação depende de homologação do TSE e “por já estarmos no mês de junho de um ano eleitoral, a implantação deve mesmo ficar 2013”.

Em Vilhena, a desembargadora falou da importância da Justiça Eleitoral para a consolidação da democracia e revelou que a cidade ganhará uma nova zona eleitoral. “Há tempos que essa zona deveria ser criada. A cidade de Vilhena tem mais de 50 mil eleitores e merece uma nova zona eleitoral”, disse a desembargadora.

No entanto, ela acrescentou que a nova zona deverá ser implantada somente no ano de 2013. Isso porque, segundo a presidente do TRE, o processo de criação depende de homologação do TSE e “por já estarmos no mês de junho de um ano eleitoral, a implantação deve mesmo ficar 2013”.

A magistrada salientou que o sistema brasileiro de eleição, que utiliza urnas eletrônicas, é dinâmico, na medida que possibilita a apuração dos votos em tempo recorde; e é seguro, limitando as chances de fraudes. “Diversos países mandam ao Brasil pessoas para observar nosso sistema de eleição”, afirmou e continuou: “E a implantação da Biometria, existente já em Colorado do Oeste e Porto Velho, trará ainda mais segurança às eleições”, garantiu a desembargadora. Ivanira afirmou que até o final de 2014 toda a região norte do Estado estará votando pelo sistema Biométrico.

Em seu discurso, Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, Juiz Eleitoral Substituto em Vilhena, destacou a importância da Justiça Eleitoral para o processo democrático e afirmou que esse segmento do judiciário é diferenciado. “É uma Justiça que não se faz somente nos gabinetes, é uma justiça que acontece com a participação do povo”. O magistrado ainda elogiou a atuação do TRE pela preocupação e atenção dadas a todas as zonas eleitorais do Estado.

Presentes ao evento estavam, além da equipe da desembargadora e funcionários da entidade, e do já citado Juiz Eleitoral Substituto, o Promotor Eleitoral João Paulo Lopes, e o Sub Comandante do 3º BPM, Major Rildo José Flores.

SIGA-NOS NO

Veja Também

A pedido de Marcos Rogério, ANTT se compromete com antecipação de obras no anel viário de Porto Velho

Aprovado PL de Dr. Luís do Hospital que garante oferta de Mounjaro no SUS

Assembleia vota orçamento 2026 na próxima semana; veja previsão para poderes e órgãos

Jaime Bagattoli: Senado aprova PEC que insere o Marco Temporal na Constituição