Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Política

Estado e sindicatos da Saúde fazem primeira reunião após greve

Aconteceu na manhã desta terça-feira uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e de 03 sindicatos de servidores. O objetivo do encontro foi a retomada do diálogo interropido pela greve. Na reunião ficaram definidos os primeiros pontos e ações que serão feitas para minimizar o impacto e o atendimento paralisado durante o movimento. Os pontos passam pela compensação de atividades acumuladas e a luta em conjunto pela transposição e dívida do Beron.



A meta é que durante essa semana as primeiras compensações sejam realizadas. Nesta quarta-feira, acontece, a partir das 14 horas, uma reunião entre os membros dos sindicatos e os diretores das unidades estaduais de saúde para colocar em dia as escalas e os atendimentos.

Os primeiros pontos definidos no encontro foram à regularização das escalas de trabalho e de atendimento a pacientes. A meta é que os funcionários que participaram do movimento façam a compensação de atividades acumuladas. A definição das escalas repositórias será feita em cada unidade de saúde.

A meta é que durante essa semana as primeiras compensações sejam realizadas. Nesta quarta-feira, acontece, a partir das 14 horas, uma reunião entre os membros dos sindicatos e os diretores das unidades estaduais de saúde para colocar em dia as escalas e os atendimentos.

Luta em conjunto para transposição e dívida do Beron

Outro ponto definido foi à luta, em conjunto, para aprovação da PEC da Transposição e o cancelamento da dívida do Beron. A idéia é que o Sindsaúde, o Sintraer e o Sinderon atuem em parceria com o governo de Rondônia na busca de direitos do Estado e dos servidores. Com o êxito dessas reivindicações a administração Estadual poderá, de forma linear, atender os servidores de todas as categorias e setores do governo.

“Os servidores buscam a melhoria salarial e isso é justo. Porém vivemos um momento diferenciado, mesmo com as hidrelétricas e investimentos públicos, a arrecadação e o repasse do Fundo de Participação do Estado diminuíram. Então o momento é de união. O Estado quer dar o aumento a todas as categorias, não somente os funcionários da saúde, por isso precisamos que os representantes dos servidores se juntem nessa batalha. Precisamos observar ainda que o momento é de investimento em estrutura de saúde, pois é um ponto que outras administrações não fizeram e que ainda vem ao encontro da reivindicação de melhoria nas condições de trabalho”, completou Milton.

Investimento de 110 milhões de reais em estrutura de atendimento - Outro ponto apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde foram os investimentos em estrutura de atendimento em saúde e de condições melhores de trabalho. Esse ponto também faz parte das reivindicações dos servidores e está sendo atendida pelo Estado. O governo de Rondônia vai investir 110 milhões de reais em estrutura de atendimento. “Serão 35 milhões de reais na ampliação do Hospital de Base Ary Pinheiros (HB) e na reconstrução total do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) e da Policlínica Oswaldo Cruz (POC). Também serão investidos 45 milhões de reais em equipamentos para as unidades do Estado. O governo também retomou as obras do Hospital Regional de Cacoal (HRC). O investimento no HRC é de 35 milhões de reais”, destacou o secretário.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura