Rondônia, 29 de abril de 2024
Política

EX-GERENTE FINANCEIRO DO DETRAN TAMBÉM CONTINUARÁ PRESO; ÍNTEGRA DA DECISÃO

O ex-gerente financeiro do DETRAN de Rondônia, Cleozemir Teixeira Lima, continuará preso no Presídio Urso Panda em Porto Velho. Ao analisar pedido de revogação de prisão provisória apresentada pela defesa de Cleozemir, o desembargador Sansão Saldanha considerou que apesar de seu depoimento e colheita de provas em sua residência e no Detran, as investigações da Operação Termópilas prosseguem. O ex-gerente foi para a cadeia por envolvimento no bando comandado por autoridades locais. “A finalidade específica da prisão é a coleta de provas ou evitar obstáculos ao procedimento investigatório. Ademais, constata-se que em se tratando de fatos que envolvem o delito de organização criminosa há uma extensão de pesquisa, interrogatório, oitiva de pessoas envolvendo as várias condutas, que não autorizam a revogação, por enquanto, da medida cautelatória nestes autos de inquérito policial.”, disse o desembargador. CONFIRA ÍNTEGRA DA DECISÃO:



Alega que a manutenção de sua prisão é indevida, pois atinge os seus direitos constitucionais de presunção de inocência (art. 5º, LVII, CF/88); que não se fazem presentes os requisitos da medida cautelar.

Cleozemir Teixeira Lima requer a revogação da prisão temporária, alegando que a custódia não se faz mais necessária, tampouco imprescindível às investigações, porque a colheita do interrogatório e o integral cumprimento dos mandados judiciais se concretizaram, ou foram expedidos e cumpridos.

Alega que a manutenção de sua prisão é indevida, pois atinge os seus direitos constitucionais de presunção de inocência (art. 5º, LVII, CF/88); que não se fazem presentes os requisitos da medida cautelar.

Diz que o inquérito policial no qual fora pedido a sua prisão provisória foi instaurado para apurar supostas irregularidades em seu local de trabalho (DETRAN) e, no caso, todas as determinações foram cumpridas, não havendo, portanto, perigo para instrução criminal a concessão de sua liberdade provisória; que não possui qualquer poder de decisão em seu local de trabalho.

O parecer do Ministério Público fora pelo indeferimento (fls.30/36).

DECISÃO

Quanto à prisão temporária de que se trata, atendendo ao requerimento da Autoridade Policial Federal e do Ministério Público Estadual, bem assim a imprescindibilidade de ir além do quinquídeo, seguindo os passos da jurisprudência e o permissivo legal (Lei n. 7.960/89), (art.2º, parte final), foi decretada a prorrogação.

A pretensão do requerente é a revogação da prisão. Entretanto, as alegações trazidas se confrontam com o que prevê a legislação e a jurisprudência, a ponto de, como mencionado acima, atendendo ao requerimento do Ministério Público, a cautelar fora acrescida de mais cinco dias.

A finalidade específica da prisão é a coleta de provas ou evitar obstáculos ao procedimento investigatório.

Ademais, constata-se que em se tratando de fatos que envolvem o delito de organização criminosa há uma extensão de pesquisa, interrogatório, oitiva de pessoas envolvendo as várias condutas, que não autorizam a revogação, por enquanto, da medida cautelatória nestes autos de inquérito policial.

Quanto ao perigo decorrente de ameaças, esse não se constata tendo em conta a lei processual, que neste tipo de prisão obriga que o encarcerado fique em lugar separado dos presos que têm condenação definitiva.

Quanto à inconstitucionalidade da lei, que regula a prisão temporária, entende-se que não sofre de mácula, aliás é assim que vem decidindo os tribunais do país.

Mirem-se no precedente transcrito em folhas anteriores no parecer do MP.

Portanto, indefiro os pedidos de revogação, transferência e não reconheço a inconstitucionalidade da Lei 7.960/89.

Junte-se cópia do procedimento que prorrogou a prisão temporária, conforme acima mencionado. Intimem-se o requerente e o Ministério Público.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA, 23 de novembro de 2011.

Desembargador Sansão Saldanha
Relator

SIGA-NOS NO

Veja Também

Euclides fala em “nunca mais” se candidatar a cargo algum, mas agora diz que não pode fugir do mandato

IRMÃO DE VALTER ARAÚJO, TAMBÉM CITADO NA OPERAÇÃO TERMÓPILAS, COMPRA FAZENDA DE R$ 3,3 MILHÕES COM DINHEIRO EM ESPÉCIE

HERMÍNIO EXPLICA QUE VALTER ARAÚJO NEM PODE PASSAR PERTO DA ASSEMBLÉIA; OUÇA ENTREVISTA DO PRESIDENTE

STJ recebe informações da Justiça de Rondônia para julgar HC de Valter Araújo

CCJ DECIDE SOLICITAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CASO DE VALTER ARAÚJO

PROCURADOR ACUSADO DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA CONCORRE A VAGA DE JUIZ DO TRE

PF TAMBÉM INVESTIGA USO DE RECURSOS PÚBLICOS PARA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA; GRUPO DE 13 FICOU CONFINADO EM MANAUS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MANTÉM ANA DA 8 AFASTADA DA MESA DIRETORA

ESPOSA DE VALTER ARAÚJO É PRESA NA POLÍCIA FEDERAL

Decisão do STJ sobre prisão de Valter pode sair a qualquer momento

JUSTIÇA MANTÉM EX-SECRETÁRIO BATISTA PRESO; ÍNTEGRA DA DECISÃO

STJ pode declarar incompetência para julgar HC de Valter Araújo

Servidora da CGE presa pela PF também tem HC negado

ESPOSA DE VALTER ARAÚJO É PRESA NA POLÍCIA FEDERAL TENTANDO REPASSAR CELULAR AO MARIDO

DEFESA DE VALTER ARAÚJO DECIDE RECORRER TAMBÉM AO TJ DE RONDÔNIA

CONTINUA NA PRISÃO: LIMINAR A VALTER DE ARAÚJO É PARA TJ DECIDIR SOBRE PRISÃO; MAIS DOIS SÃO SOLTOS

Prisões estão sendo mantidas pelo judiciário