Rondônia, 05 de maio de 2024
Política

Expedito defende que mulheres possam participar voluntariamente do serviço militar

A Constituição Federal de 1988 não previu a possibilidade de mulheres ingressarem na carreira militar como soldados. Ainda que existam algumas delas como oficiais nas Forças Armadas, falta legislação para garantir que elas possam, assim como os homens, servir nas categorias iniciais.
Por isso, o senador Expedito Júnior (PR/RO) apresentou parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 35/2008 , que altera o artigo 143 da Constituição e torna facultativo o serviço militar para as mulheres. A matéria está na Comissão de Constituição e Justiça, onde o senador é integrante.
Expedito Júnior considera indiscutível a importância de se superar essa lacuna existente na própria Constituição Federal. “Realmente, a previsão de atuação militar da mulher brasileira precisa de alterações, principalmente em se tratando de treinamento militar. O senador, ao justificar seu parecer favorável, citou as experiências de sucesso estrangeiras ao aconselhar esse tipo de previsão no Brasil.
A inserção da mulher nas Forças Armadas começou na Marinha. “Os seus evidentes resultados positivos estimulam a ampliação dessa previsão”, defendeu Expedito Júnior.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Senador Jaime Bagattoli prestigia a abertura da Agrishow ao lado de Jair Bolsonaro

Em sessão solene, deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a policiais civis aposentados