Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Expedito e Miguel lançam Plano de Governo, voltado ao cidadão

Ações firmes que o Estado precisa tomar para resgatar a qualidade de vida e a dignidade do cidadão rondoniense. Dessa forma o candidata a Governo pelo PSDB, Expedito Júnior apresentou nesta segunda-feira a imprensa seu Plano de Metas para os próximos anos. O choque de ações de Expedito privilegia os setores de saúde e segurança, readequa a administração pública e volta atenções para o desenvolvimento antes e depois das Usinas do Madeira.


√ Respeitar o princípio da hierarquia na ocupação dos Cargos de Chefia ou Comando.
√ Implementar calendário anual para formação de policiais civis e militares.
EIXO I: GESTÃO PÚBLICA (deverá buscar formar “um estado a serviço do cidadão”, através do desenvolvimento de ações eficientes e eficazes focadas nas áreas de planejamento e gestão, administração e gestão de recursos humanos, implantação do Governo Eletrônico, obras públicas e gestão financeira);

EIXO II: DESENVOLVIMENTO SOCIAL (deverá buscar “mais qualidade de vida para todos”, através de ações eficientes e eficazes focadas nas áreas de segurança pública, saúde, educação, saneamento básico, habitação, justiça, esporte e lazer e ação social);

EIXO III: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL (deverá oferecer “mais e melhores empregos para a população de Rondônia”, através de ações focadas em diversas áreas, como: cultura e turismo, meio-ambiente, mineração, infraestrutura, inovação tecnológica, agronegócio, comércio internacional, serviços e comércio).

SEGURANÇA PÚBLICA - DIRETRIZES

√ Respeitar o princípio da hierarquia na ocupação dos Cargos de Chefia ou Comando.
√ Implementar calendário anual para formação de policiais civis e militares.
√ Fortalecer o quadro de Saúde da área da Segurança Pública, com vistas ao acompanhamento preventivo sistemático da saúde dos policiais civis e militares.
√ Valorizar os profissionais da segurança pública, mediante revisão dos Planos de Cargos e Salários, Hora-extra e critérios para concessão do adicional de insalubridade.
√ Revisar as não promoções de Policiais Militares e Cabos que tinham o direito antes da vigência da Lei 1944 de 2008.
√ Implantar o sistema de promoção de posto ou graduação para os policiais militares também por tempo de serviço.
√ Criar o sistema de gerenciamento de metas para a área de segurança pública, com definição de indicadores estratégicos de redução de criminalidade e acompanhamento do cumprimento de metas.
√ Realizar concursos públicos para o crescimento planejado do efetivo de policiais.
√ Fortalecer a filosofia de polícia comunitária, de modo a possibilitar presença ostensiva dos policiais nas comunidades e fortalecimento do policiamento preventivo.
√ Construir nos bairros bases/postos policiais para estruturar o sistema de polícia comunitária.
√ Estimular a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Pública onde ainda não existam.
√ Estabelecer parceria com o Governo Federal para repressão ao tráfico de drogas e de armas, atuando em conjunto com a Polícia Federal.

SAÚDE PÚBLICA - DIRETRIZES

√ Implantação do programa de capacitação do servidor público de saúde de forma a propiciar a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.
√ Valorização do Servidor Público da Saúde com base na adequação do Plano de Cargos e Salários.
√ Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às
Endemias pela implantação de contrapartida financeira do Estado.
√ Cooperar com os municípios para melhoria das condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, bem como na adequação do número de servidores para a cobertura populacional  prevista na legislação em vigor.
√ Assumir o compromisso em ajudar os servidores FUNASA que estão intoxicados com o DDT, a buscarem seus direitos junto ao governo federal. Abrir discussão política sobre o assunto e contribuir, dentro dos limites legais impostos ao Estado de Rondônia, para dar o tratamento aos servidores que estão doentes.
√ Apoio aos municípios para cumprimento dos requisitos do Programa Federal de Gestão Plena da Saúde, assumindo a gestão da básica de saúde e de média complexidade para que o Estado possa assim trabalhar com maior eficiência e eficácia nos casos de alta complexidade.
√ Implantação de uma Central de Regulação “Fale Saúde 24 Horas” – para comunicação de vagas, mediante um sistema informatizado capaz de atender todo o Estado no sentido de organizar e agilizar o atendimento nas Policlínicas e Hospitais Estaduais.
√ Implantação do Sistema de Prontuário Eletrônico interligado ao “Fale Saúde 24 Horas”.

EDUCAÇÃO

√ Implantar o programa de capacitação do Servidor Público da Educação de forma a propiciar seu crescimento com conseqüente melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão.
√ Valorizar o Servidor Público da Educação mediante a revisão e adequação do Plano de Cargos e Salários.
√ Modernizar o sistema de educação mediante adequação das ações do Governo de Rondônia ao Plano Decenal da Educação.
√ Implementar ações para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação, incluindo dotação adequada de recursos materiais, humanos e acesso à pesquisa e tecnologia;
√ Descentralizar o transporte escolar.
√ Melhorar a educação inclusiva com ampliação dos índices de escolaridade e da qualidade da educação.
√ Indicar os Diretores das Escolas Estaduais através de processo de escolha pela comunidade.
√ Estender o sistema de ensino conhecido como “Terceirão” - preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o vestibular – para todas as escolas públicas estaduais em Rondônia, com incentivo ao Professor vinculado ao sistema.
√ Apoiar a realização de programa educativo na TV para transmissão do “Terceirão”.
√ Realizar concursos públicos para contratação de professores acompanhantes
nas salas de aula para auxiliar os alunos Portadores de Necessidades Especiais.
√ Estabelecer um programa de obras para construção de novas escolas e novas salas de aulas para tornar adequada a relação alunos/turmas, bem como para construção de ginásios poliesportivos cobertos nas escolas, com extensão à adaptação das instalações físicas com vistas a atender ao princípio de acessibilidade e facilitar o processo da Educação Especial.
√ Estimular a implantação do Programa de Voluntariado na Escola.
√ Implantar Programas de Inclusão Digital e de Educação Científica (instalação de laboratórios de ciências).
√ Priorizar o Programa de Erradicação do Analfabetismo em Rondônia.
√ Ampliar e diversificar o acesso a cursos profissionalizantes de nível médio e a cursos tecnológicos de nível superior mediante parcerias entre Governo do Estado e Escolas Federais, Instituições Comunitárias e Sistema “S”.
√ Criar o Programa Estadual de Universalização do Ensino Superior por meio da concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação, ministrados em Instituições Privadas de Educação Superior.
√ Intensificar o Programa Saúde nas Escolas com avaliação anual da acuidade visual, auditiva, neuropsicomotora, nutricional e higiene bucal dos alunos.

AÇÃO SOCIAL

√ Ampliar o alcance dos programas sociais em vigor, a exemplo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da Política para crianças, adolescentes e jovens (PROJOVEM ADOLESCENTE), entre outros.
√ Apoiar e estabelecer as condições de efetividade para o Programa de Acolhimento e Assistência às Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus Tratos, bem como para os Programas destinados a Crianças e Adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas.
√ Estabelecer parcerias com Universidade Pública e Faculdades Privadas de Educação Física para contratação de monitores estagiários, a fim de orientar os idosos na prática do exercício físico nas Academias da 3ª Idade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras