Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Expedito garante adicional de insalubridade a agentes de saúde

Agentes de saúde de todo o Brasil poderão ter adicional de insalubridade. É o que garante o projeto de lei nº 477/07, de autoria do senador Expedito Júnior (PR/RO), aprovado hoje na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e seguirá para análise da Câmara dos Deputados. A proposta caracteriza como insalubre o exercício das atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.



PISO NACIONAL

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, são consideradas insalubres as atividades que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

PISO NACIONAL

Expedito Júnior agradeceu aos colegas a aprovação do projeto e anunciou que a próxima luta será garantir outros direitos aos agentes de saúde, como a definição de um piso nacional e a criação de uma carreira nacional e profissional. Para isso, o senador pediu a realização de uma audiência pública na CAS para debater as condições de trabalho desses profissionais. O senador sugere que sejam convidados representantes do Ministério do Planejamento e do Ministério da Saúde. Também deverão participar do debate o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Tereza Ramos de Souza.

Expedito Júnior destacou a importância do trabalho desses agentes e lembrou que o Brasil vive uma epidemia de dengue e que, só em 2008, 121 pessoas já morreram da doença. “O Senado não pode ficar alheio a esse problema tão grave que aflige todos os estados da Federação”, disse. Na opinião do senador, é preciso melhorar as condições de trabalho desses profissionais para que seja possível a contenção das epidemias no Brasil.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa