Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Expedito Junior garantiu a aprovação da PEC da Transposição com apoio da oposição em 2009

O ex-senador Expedito Júnior (PSD) foi peça-chave na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transposição dos servidores públicos de Rondônia. A “novela” vinha se arrastando há anos, mas somente após um grande acordo entre parlamentares de oposição na época ao ex-presidente Lula foi possível garantir o esperado benefício ao funcionalismo. Expedito trocou seu voto contra o retorno da CPMF, desejado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pela aprovação da Transposição. “O Mercadante falou na minha cara que o projeto continuaria engavetado. Então me socorri com a oposição”, disse Expedito, referindo-se ao ex-senador Aloísio Mercadante, líder do Governo Lula.

Expedito conversou com os ex-senadores Arhur Virgilio, Tasso Jereissati e Mão Santa para garantir o voto da maioria dos senadores de oposição daquela legislatura. Uma grande caravana de servidores, articulada pelos sindicatos, Governo, Assembleia Legislativa, o próprio Expedito e o deputado Mauro Nazif (PSB), foi a Brasília acompanhar a votação. Houve uma mobilização de dezenas de ônibus levou centenas de trabalhadores para testemunhar um dos maiores benefícios à categoria aprovado até hoje no Congresso Nacional.

Germano Soares, do Sintec

“Quero falar aqui da importância da atuação do ex-senador Expedito Junior no processo de transposição. A transposição era um desejo antigo dos servidores de Rondônia. Nós víamos outros ex-territórios com essa realidade, mas no nosso estado tudo parecia tão difícil. Foi necessária a intervenção e participação ativa do ex-senador Expedito para garantir a aprovação desse projeto”, relatou Germano Soares, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado de Rondônia (Sintec).

“Expedito foi um baluarte e um grande lutador da transposição”, disse Antônio Belarmino Neto à época, agradecendo em nome dos servidores do Ministério Público a aprovação da transposição. Uma festa foi realizada para homenagear o ex-senador mobilizada pelos ex-presidentes do Sindaúde, Silas Neiva; Manoel Rodrigues, Sintero; Israel Borges, Sinjur; Antônio Belarmino, MP; o saudoso Clay Milton Alves, ex-dirigente do Simporo, entre outros representantes de entidades sindicais. 

Veja o Link da mobilização da transposição:

https://www.rondoniagora.com/politica/caravana-com-12-onibus-de-rondonia-segue-a-brasilia-expedito-nazif-e-valverde-se-despendem-de-servidores

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras