Expedito Junior garantiu a aprovação da PEC da Transposição com apoio da oposição em 2009
O ex-senador Expedito Júnior (PSD) foi peça-chave na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transposição dos servidores públicos de Rondônia. A “novela” vinha se arrastando há anos, mas somente após um grande acordo entre parlamentares de oposição na época ao ex-presidente Lula foi possível garantir o esperado benefício ao funcionalismo. Expedito trocou seu voto contra o retorno da CPMF, desejado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pela aprovação da Transposição. “O Mercadante falou na minha cara que o projeto continuaria engavetado. Então me socorri com a oposição”, disse Expedito, referindo-se ao ex-senador Aloísio Mercadante, líder do Governo Lula.
Expedito conversou com os ex-senadores Arhur Virgilio, Tasso Jereissati e Mão Santa para garantir o voto da maioria dos senadores de oposição daquela legislatura. Uma grande caravana de servidores, articulada pelos sindicatos, Governo, Assembleia Legislativa, o próprio Expedito e o deputado Mauro Nazif (PSB), foi a Brasília acompanhar a votação. Houve uma mobilização de dezenas de ônibus levou centenas de trabalhadores para testemunhar um dos maiores benefícios à categoria aprovado até hoje no Congresso Nacional.
“Quero falar aqui da importância da atuação do ex-senador Expedito Junior no processo de transposição. A transposição era um desejo antigo dos servidores de Rondônia. Nós víamos outros ex-territórios com essa realidade, mas no nosso estado tudo parecia tão difícil. Foi necessária a intervenção e participação ativa do ex-senador Expedito para garantir a aprovação desse projeto”, relatou Germano Soares, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado de Rondônia (Sintec).
“Expedito foi um baluarte e um grande lutador da transposição”, disse Antônio Belarmino Neto à época, agradecendo em nome dos servidores do Ministério Público a aprovação da transposição. Uma festa foi realizada para homenagear o ex-senador mobilizada pelos ex-presidentes do Sindaúde, Silas Neiva; Manoel Rodrigues, Sintero; Israel Borges, Sinjur; Antônio Belarmino, MP; o saudoso Clay Milton Alves, ex-dirigente do Simporo, entre outros representantes de entidades sindicais.
Veja o Link da mobilização da transposição:
Veja Também
Reforma administrativa na Prefeitura reduz secretarias e cargos comissionados; veja na íntegra
Saúde básica: Senador Jaime Bagattoli destina R$ 900 mil para a saúde de Theobroma
Eyder Brasil retorna à Assembleia Legislativa
Eleito presidente da Câmara a partir de 2027, Pastor Evanildo destaca compromisso com Porto Velho