Rondônia, 08 de fevereiro de 2026
Política

Expedito Netto garante internet a regiões sem acesso à banda larga em Rondônia

O deputado Federal Expedito Netto (PSD-RO) em parceria com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, garantiu acesso à banda larga a municípios e distritos de Rondônia por meio do Programa Internet para Todos.

O programa levará internet banda larga às regiões que não possuem nenhum tipo de comunicação, escolas e hospitais a partir do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Até o momento, 24 municípios de Rondônia já aderiram ao programa nesta primeira etapa.

Na última semana, Expedito Netto recebeu em seu gabinete dezenas de prefeitos para orientá-los sobre a adesão ao programa. “Auxiliamos os Prefeitos na elaboração dos ofícios de solicitação ao programa e levei os pedidos pessoalmente até o ministério. Estamos orientando todos eles quanto à inscrição e aguardando a vinda de todos para assinatura do termo de adesão. Trabalharemos agora para que o programa atinja os 52 municípios do nosso estado”, declarou Netto.

O parlamentar tem acompanhando o desenvolvimento do programa Internet para Todos desde seu início, quando o satélite foi lançado em órbita em maio de 2017. Além de levar internet a 100% do território nacional, o satélite garantirá a segurança das comunicações e fortalecerá a indústria espacial brasileira.

“Uma nova era começa no Brasil com a chegada da banda larga de alta velocidade a todas as localidades, principalmente nas regiões de difícil acesso, onde a rede fibra óptica não chega. Esse programa propicia inclusão social e favorece o desenvolvimento econômico do nosso pais”, enfatizou Netto.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ressaltou que o Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços extremamente reduzidos. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do programa começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A assinatura do termo de adesão ao programa ocorrerá na próxima segunda-feira (12), às 15h, em Brasília. Até o momento, mais de 2.000 municípios do Brasil já aderiram ao programa.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa