Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Política

Ezequiel Júnior quer proibição de cobrança do ICMS a igrejas e templos religiosos

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) é autor do projeto de lei ordinária que dispõe sobre a proibição de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS), de igrejas e templos religiosos de qualquer culto.


“É extremamente oneroso à administração destas instituições tais cobranças de impostos, que poderiam em tese, ser revertidas para ações sociais”, ressaltou o deputado.

Ezequiel disse ter levado em consideração o fato de o trabalho desenvolvido pelos templos, na concepção ecumênica, se basear na solidariedade e auxílio aos menos assistidos.

“É extremamente oneroso à administração destas instituições tais cobranças de impostos, que poderiam em tese, ser revertidas para ações sociais”, ressaltou o deputado.

Segundo Ezequiel Júnior, a medida é de suma importância no sentido de incentivar as entidades e instituições religiosas que muito tem feito pelo bem estar das pessoas e da sociedade.

O deputado destacou que o projeto em questão está amparado pelo disposto no parágrafo 6° do Art.150 da Constituição Federal. Por fim, Ezequiel informou que, por unanimidade dos votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3421 ajuizada, com pedido de liminar, pelo governo do Paraná, contra a Lei estadual 14.586/04/PR.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa