Rondônia, 26 de abril de 2025
Política

Ezequiel ressalta importância da regularização fundiária em Rondônia

O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) disse em pronunciamento durante grande expediente nesta terça-feira (23), que participou de reunião com governador e o presidente nacional do Incra, Leonardo Góes, com o representante do Estado, Cletho Muniz Brito, entre outras autoridades.


Relatou que a Liga de Camponeses Pobres (LCP) está ocupando área em Cujubim e a possibilidade de conflito é grande.

Ezequiel disse que hoje Rondônia tem 100 áreas ocupadas e 140 aguardando a reintegração de posse, estando em discussão. Na região de Machadinho, Cujubim e Alto Paraíso, “vários produtores que estão há muitos anos nas áreas não possuem título”.

Relatou que a Liga de Camponeses Pobres (LCP) está ocupando área em Cujubim e a possibilidade de conflito é grande.

“O Incra sozinho não vai conseguir fazer nada. O Programa Terra Legal parece que foi criado para ser concorrente”, destacou.

O presidente nacional afirmou que já estão prontos para Rondônia 3 mil títulos, sendo que destes, 600 são para a região de Machadinho. “Com este título o produtor vai poder chegar em um banco e ter acesso a vários financiamentos, ganhando dignidade, gerando mais riquezas e acabando com os conflitos por posse de terras”, concluiu.

Aparte

Adelino Follador (DEM) disse que a questão da violência no campo está ligada à regularização da terra. “Produtores que estão há 20 anos na terra não têm segurança e assim começam os conflitos”, citou. O parlamentar afirmou que a culpa é do governo, que não regulariza. “Tomara que o Incra tire o pé do chão e regularize todas as terras”, concluiu.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Invasores desocupam a área da fazenda Bom Futuro

Deputado Ribeiro destina emenda parlamentar ao IFRO de Ariquemes para transporte estudantil

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega veículo ao Lar dos Idosos em Vilhena

Presidente da Assembleia apresenta projeto que garantirá prioridade na matrícula dos filhos às mulheres vítimas de violência doméstica

AddThis Website Tools