Faculdade de Medicina em Ariquemes é oficializada e se torna realidade com atuação do deputado Thiago Flores

A cidade de Ariquemes e toda a Região do Vale do Jamari finalmente terão um curso de Medicina. A conquista, que era um dos maiores anseios da população, agora se tornou realidade com a publicação da Portaria SERES/MEC nº 49, de 7 de fevereiro de 2025, no Diário Oficial da União. A autorização permite que o Instituto de Ensino Superior de Rondônia, mantido pela Fundação Assistencial e Educativa Cristã de Ariquemes, ofereça o curso de Medicina com 60 vagas anuais.
Essa vitória é fruto de dois anos de luta e articulação política, tendo sido uma das principais propostas de campanha do deputado Thiago Flores (Republicanos-RO). Desde o início de seu mandato, o parlamentar trabalhou junto ao Governo Federal e ao Ministério da Educação para garantir que Ariquemes recebesse essa tão necessária estrutura de ensino superior na área da saúde. "Lutei por essa faculdade de Medicina porque sei o impacto positivo que ela trará para a nossa região. Além de formar novos médicos, que atenderão nossa população com mais qualidade, essa conquista impulsionará o desenvolvimento de Ariquemes e de todo o Vale do Jamari. Esse é o resultado de um compromisso que assumi e que agora se concretiza", destacou o deputado Thiago Flores.
A abertura do curso representa um avanço significativo para a saúde pública e para a economia local, pois atrairá investimentos, professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões. A expectativa do deputado Thiago Flores é que, nos próximos anos, a cidade se torne um polo de desenvolvimento, beneficiando diretamente a população com mais acesso à educação e serviços de saúde qualificados.
A autorização já está em vigor e a instituição de ensino deverá divulgar em breve o cronograma para o início das atividades do curso. Em apenas dois anos, desde o início do seu mandato, Thiago já fez por Ariquemes conquistas que há anos a população aguardava. Ariquemes agora terá um aeroporto que o terminal provisório será inaugurado em março, perícias do INSS que não eram realizadas há muitos anos e agora são feitas diretamente na agência da Previdência Social do município e, agora, a tão esperada faculdade de medicina que irá ofertar 60 vagas anuais.
Veja Também
Assembleia encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres
Vereador denuncia colapso contínuo na coleta de lixo em Porto Velho
Briga do momento: Braguin, Camargo e Fernando Silva disputam território político; veja vídeos