Falta de senhas para atendimento no TRE gera tumulto e reclamações
Durante todo o dia desta quarta-feira, milhares de pessoas se concentraram em gigantescas filas em frente ao anexo do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral em Porto Velho para regularizar ou fazer o primeiro cadastramento do título eleitoral para as próximas eleições.
Segundo o gestor de fechamento de cadastros, Alexandre Gonçalves Oliveira, como era o último dia para a atualização ou novo cadastro, cerca de 1.800 senhas foram distribuídas prevendo, devido às desistências, o atendimento de pelo menos 1.400 pessoas até às 19 horas.
O prazo estipulado pelo TRE alertava para o atendimento das 8 às 18 horas, mas às 16 horas, e ainda dezenas de eleitores a espera de atendimento, a distribuição de senhas já havia sido suspensa e a entrada no prédio de cadastramento encerrada.
Alexandre justifica que apenas 70 servidores foram destinados para atender ao público e desde o dia 15 de abril o mutirão estava acontecendo nas acomodações do TRE, no Centro Político Administrativo (CPA), onde o órgão está instalado desde a enchente de 2014. “Abrimos o antigo espaço para melhor atender, já prevendo que a maioria das pessoas deixam para última hora, mas não temos capacidade para atender a todos que vieram hoje”, justifica.
O gestor afirma que 15 mil pessoas foram atendidas na última semana em todo o estado, e estima que somente nos últimos três dias mais 30 mil eleitores puderam fazer a regularização ou novo cadastramento, o que soma 45 mil atendimentos.
Revoltados, os eleitores que aguardavam para entrar ainda durante a tarde discutiam com os servidores que faziam a barreira no portão. “Isso é um absurdo. Eu perdi a manhã inteira no sol quente, na fila, e não consegui a senha. Tenho pressão alta, já estava passando mal, por isso fui até a minha casa almoçar e voltei. Agora já não tem mais senha e o horário estipulado nem acabou. Perdi um dia de serviço para nada”, desabafou a diarista Petrúcia Feitosa Bernardo.
Para quem não conseguiu o atendimento, o TRE volta a realizar esse serviço apenas a partir de novembro deste ano, após as eleições municipais.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta