Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

Fecomércio e empresários cobram ações municipais para os centros comerciais da capital

A Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) reuniu na tarde desta quarta-feira (8), eum sua sede, todos os secretários municipais e a classe representativa dos principais centros comerciais de Porto Velho para cobrar melhorias que facilitem o acesso do consumidor da capital ao comércio local.

O propósito é fazer com que cada pasta apresente um cronograma de obras e serviços que valorizem as principais avenidas de funcionamento comercial, como as Avenidas Calama, 7 de Setembro, Nações Unidas, e Ruas José Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Sul).

As principais reivindicações da classe empresarial são a criação de estacionamentos nas áreas de maior fluxo de veículos, e a retirada de vendedores ambulantes das calçadas e praças da cidade. Para o último caso, o secretário de Trânsito, Jorge dos Santos, se adiantou em dizer que é injusto e impróprio retirar os trabalhadores da rua, que já saíram do seu lugar por causa da enchente de 2014, e deixá-los “a ver navios”.

Segundo os representantes municipais, um projeto já foi elaborado e está em fase de licitação para a construção de um novo camelódromo, onde os ambulantes devem ser instalados até o final deste ano. Quanto à construção de estacionamentos, o secretário garantem que o Executivo já está estudando a melhor forma para resolver o problema.

Para o comércio da Avenida Calama, Jorge dos Santos também afirmou que o corredor de ônibus será extinto, e as placas deverão ser retiradas. A reclamação da classe empresarial é antiga, justificada pela queda do movimento após a proibição de estacionamento e parada na margem direita da via.

Outros questionamentos quanto aos cuidados da cidade foram expostos pelos comerciantes, e uma lista elaborada pela classe será enviada pela Fecomércio para cada secretário com os assuntos inerentes às suas respectivas pastas, sob o comprometimento de que respondam sobre as providências e andamento de cada ação.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa