Rondônia, 20 de fevereiro de 2026
Política

Federação PV-PT e PCdoB articula candidatura de Aires Mota ao Senado

Mesmo durante o período de Carnaval, as articulações políticas para as eleições de outubro seguem em ritmo acelerado em Rondônia. No fim de semana, a Federação Brasil da Esperança (PV-PT e PCdoB) ouviu lideranças estaduais para discutir a formação da chapa majoritária ao Governo e ao Senado.

Se não houver alianças, a legendas irão lançar chapa puro sangue na disputa majoritária.

A Federação já aprovou o nome de Expedito Neto como pré-candidato ao Governo do Estado. Em um cenário sem composição com outras legendas, o PV definiu que o presidente regional da sigla, Aires Mota, será o pré-candidato ao Senado. O PCdoB indicará o outro nome para a disputa.

Segundo Aires Mota, o MDB é visto como provável aliado. A legenda conta atualmente com pelo menos dois filiados que se colocam como pré-candidatos ao Governo: os empresários e advogados Rafael Claros e Paulo Andrade, este proprietário da Unopar.

Aires relembrou que, nas eleições de 2022, a Federação enfrentou dificuldades por conta da indefinição nas negociações. “Ficamos até as convenções aguardando respostas e posicionamentos de partidos que tinham a intenção de aliança na majoritária, e isso não vai se repetir”, afirmou.

O presidente regional do PV acrescentou que os partidos de esquerda que integram a chamada “Caminhada Esperança” estão organizando suas estratégias, inclusive com nomes para a majoritária. “Minha pré-candidatura ao Senado não fecha portas para alianças futuras, mas, caso não ocorram, estaremos prontos”, declarou.

Aires Mota é rondoniense, completa 52 anos em março, é especialista em políticas partidárias, além de consultor de lideranças que já exerceram ou exercem mandato no estado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente da Assembleia, prefeita de Ariquemes e secretário-geral da ALE foram inocentados em ação do MP sobre associação

Deputada questiona concessão de teatro estadual para o Tribunal de Justiça

Marcos Rogério articula investimentos para construção de hospital em Colorado do Oeste

Ariquemes recebe curso do Projeto Cidadania Plena, oferecido pelo Ifro