Fest Cineamazônia leva cinema ambiental para distritos de Porto Velho
Durante oito dias, a Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia 2009 percorreu oito distritos do eixo da BR-364 e da Ponta do Abunã, no município de Porto Velho. O roteiro foi realizado no período de 2 a 9 de maio. Os filmes e vídeos foram exibidos em locais abertos para os moradores. O projeto promove a inclusão do cinema em comunidades tradicionais e distritos.
Antes de cada exibição, acontecia um show circense para integrar o público e interagir. Os filmes e vídeos exibidos são de classificação livre, escolhidos entre os melhores do festival realizado em Porto Velho.
Nas localidades sem espaço adequado, o projeto instalou uma tenda circense para abrigar o público. Por onde passou, a mostra conseguiu despertar os moradores para a discussão das questões ambientais. Porto Velho vem sendo considerado o município que com maior índice de desmatamento em Rondônia, nos últimos anos. Podemos ser utópicos, mas estamos promovendo uma nova consciência nos moradores, a respeito da preservação do meio ambiente, considerou Jurandir Costa, um dos curadores do projeto.
Antes de cada exibição, acontecia um show circense para integrar o público e interagir. Os filmes e vídeos exibidos são de classificação livre, escolhidos entre os melhores do festival realizado em Porto Velho.
Discussão ambiental
Por onde passou, a mostra conseguiu mobilizar a população presente em torno da discussão ambiental. Em Mutum-Paraná, o jovem Maic Castro Barbosa, que trabalha como garimpeiro e pescador, expressou o descontentamento pelo fim da localidade. Mutum será alagada pelo lago de uma usina hidrelétrica. Uma nova cidade será construída, mas para ele, a nova sede distrital não terá história. A nossa vida está aqui. O nosso passado será coberto pela água, lamentou.
No distrito de União Bandeirantes, a exploração madeireira está desordenada. Parte da extração vem ocorrendo em área de reserva ambiental. O funcionário público Sebastião Napoleão vê a mesma trajetória ocorrida no estado, na década de 1970, quando os colonos desmatavam as propriedades sem qualquer controle. Darli Alves, que trabalha como marceneiro, considera que a exploração madeireira deva ocorrer de forma planejada para garantir o ciclo de vida da floresta. Se continuar assim, em pouco tempo não vai ter mais matéria prima para o meu trabalho, afirmou.
O servidor público Sérgio Augusto de Souza Lima, que reside em Abunã ha seis anos, avaliou que a participação expressiva das crianças foi importante para educar a nova geração sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.
Itinerância
A mostra itinerante do Fest Cineamazônia 2009 estará percorrendo também os distritos do baixo rio Madeira, na Capital, além de percorrer cidades do interior de Rondônia. Ainda neste semestre fará a integração latino americana, levando a mostra itinerante à Bolívia e Peru.
O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores a Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia/Secel, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES e SEMED, e senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura