Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Fevereiro será marcado por posse de deputados e mudanças na prefeitura de Porto Velho e Governo; Anderson Pereira é confirmado na Semtran

O mês de fevereiro será marcado, além da posse dos novos parlamentares na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, pelas mudanças nas gestões do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e do governador Marcos Rocha. As alterações visam reforçar o tabuleiro eleitoral de 2024 e 2026. O deputado estadual Anderson Pereira foi confirmado na Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran). O adjunto da Semusb, ex-vereador Sandro de Carvalho, foi exonerado do cargo, mas o substituto não assumiu ainda.

Há especulações sobre a ida do atual deputado federal Léo Moras, que concorreu ao Governo nas eleições passadas, para diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O próprio Léo já chegou a negar a ida para o cargo, mas nos bastidores iniciou uma pequena transição já no ano passado. Léo, filiado ao Podemos, é um dos fortes concorrentes a sucessão de Hildon Chaves.

A presidência da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) deve ser indicada pelo prefeito de Porto Velho. Hildon também criou no âmbito municipal a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Porto Velho, instituição cuja Diretoria Executiva (presidente, administrativo-financeiro, jurídico e técnico-operacional) terá mandato de 4 anos. A ideia é implantar em Porto Velho o sistema de esgotamento sanitário e de distribuição de água potável em 100% da cidade através da iniciativa privada. Estudos já foram produzidos por gigantes do setor, e apresentadas nas várias audiências públicas realizadas pela prefeitura, mas contestadas pelo Sindicato dos Urbanitários (Sindur), que teme a demissão em massa dos trabalhadores. 

Ainda na gestão de Hildon, o ex-deputado Carlos Magno deve assumir a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric). O atual titular, Gustavo Serbino, deve ser nomeado como adjunto da pasta. 

Posse e eleição da Mesa Diretora da Assembleia

Nesta quarta-feira (1), assumem os 13 novos deputados e os 11 reeleitos. Após a cerimônia de posse, onde prestarão juramento à Constituição de Rondônia, haverá a sessão para eleição da futura Mesa Diretora. Houve especulação na imprensa em relação ao deputado estadual Laerte Gomes (PSD), que já exerceu a presidência da Casa no biênio 2019-2020, mas ele rejeitou as insinuações e garantiu lealdade ao deputado estadual Marcelo Cruz (Patriotas) em comunicado em suas redes sociais. Marcelo, reeleito com 18.798 votos, já tem um acordo com os parlamentares para exercer a presidência no biênio 2023-2024, deixando o último período para o atual presidente Alex Redano (Republicanos).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras