Fiscalização: vereadora Joelna Holder preside primeira reunião da comissão de educação da Câmara em 2020
Na manhã de quinta-feira (06), a presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereadora Joelna Holder, presidiu a primeira reunião da Comissão de Educação da Câmara do ano de 2020, que contou com a presença dos membros da Comissão, Vereador Aleks Palitot e Luan da TV.
Na ocasião, diversas pautas foram discutidas, tais como: a avaliação do alcance das metas do Plano Municipal de Educação, a instalação do sistema e-ponto, calendário escolar rural e transporte escolar.
A avaliação do Plano Municipal de Educação, funciona como um termômetro para aferição dos avanços e melhorias contempladas e o que ainda precisa ser buscado. Para a Vereadora Joelna, as contribuições realizadas pela Comissão, e formalmente enviadas ao Conselho Municipal, resultaram em grandes avanços para a educação municipal, “a equiparação do piso salarial, o aumento do percentual de gratificação de incentivo a pós-graduação, o concurso SEMED 2020, a ampliação de vagas nas Escolas da Rede Municipal, entre muitas outras ações, são melhorias alcançadas nesta gestão e que contemplam as metas do PME, seguimos fiscalizando. Precisamos estar atentos, também, a questão orçamentária, analisando o que foi executado e o que ainda precisa de uma melhor atenção”, comentou.
Outro ponto importante abordado na reunião, foi a instalação do ponto eletrônico nas Escolas da Rede Municipal. O sistema e-ponto, foi instituído por meio de um Termo de Ajustamento de Gestão, realizado entre o Executivo Municipal, e o Tribunal de Contas e na reunião foram tratadas suas implicações aos profissionais da Educação. Em resposta a isso, a Vereadora Joelna Holder já encaminhou uma notificação aos órgãos envolvidos, defendendo a flexibilização dos horários de entrada e saída dos profissionais, para que não haja prejuízo aos profissionais da rede.
Por fim, foram tratadas as questões relativas ao transporte escolar rural, onde a Vereadora informou a todos os presentes sobre o estágio do processo de aquisição dos ônibus e contratação dos motoristas, a previsão é de que o ano letivo se inicie na zona rural no dia 01 de abril de 2020, conforme prevê o calendário especial rural, elaborado pelo Ministério Público – RO, que leva em consideração o período das chuvas. A informação atualizada é que no momento 62 ônibus já foram adquiridos e que aguardam a liberação do INMETRO e a liberação do DETRAN, para que possam entrar em circulação. “Estamos acompanhando cada passo envolvendo a questão do transporte escolar rural, sabemos que os ônibus aguardam liberação, e que há uma equipe técnica seletamente escolhida para tratar do assunto, continuamos fiscalizando com veemência todos os passos tomados, pois estes ônibus não podem chegar e ficar parados na Capital, precisamos do atendimento aos nossos alunos, com urgência!” finalizou.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura