Rondônia, 11 de janeiro de 2025
Política

FOLHA DE S. PAULO E O GLOBO: “TUBARÃO DOS TRANSPORTES” TAMBÉM CORRE RISCO DE PERDER O MANDATO

Matéria publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo revelou para o País que o novo senador do Paraná (embora o cargo pertença ao povo de Rondônia), Acir Gurgacz (PDT), enfrenta sérios problemas na Justiça Eleitoral. Segundo o noticiário, ele é acusado de abuso de poder econômico e compra de votos, podendo perder o mandato. “Dono de empresas de ônibus no norte do País, ele é chamado como tubarão dos transportes”, diz trecho do material.

Acir foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico. Ele usou de forma privilegiada seu jornal, o Diário da Amazônia, o mesmo que noticiou na capa que a cassação do senador rondoniense Expedito Junior (PSDB) era um “golpe na corrupção”. Na realidade, o novo senador do Paraná é acusado de vários crimes. Sua família (pai, Assis Gurgacz; mãe, Nair Gurgacz, e seu irmão Algacir Gurgacz) foram indiciados por formação de quadrilha por causa de fraude no financiamento de R$ 20 milhões no Banco da Amazônia.

Na edição de hoje, o jornal O Globo também adverte para a possível perda do mandato de Acir. Segundo o jornal, o parlamentar tem processos em andamento no TRE e no TSE por abuso de poder econômico e uso indevido de suas empresas de comunicação na campanha.

Segundo levantamento do site Congresso em Foco, Gurgacz é alvo de processos na Justiça comum que vão de estelionato e crime ambiental a pedidos de indenização por danos materiais e morais ligados a empresas que possui no Amazonas, Rondônia e Paraná.

O novo senador do Paraná toma posse nesta terça-feira em Brasília. Ele usou seu jornal para dizer que vai se juntar com os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Fátima Cleide (PT-RO) para agilizar projetos para Rondônia, mas na realidade ele já se reuniu com a bancada de senadores do Paraná para trabalhar o desenvolvimento daquele Estado. Acir é de Cascavel e a matriz de sua principal empresa, União Cascavel, está localizada na cidade paranaense.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura