Rondônia, 08 de maio de 2024
Política

Fraude em licitação:Tribunal de Justiça afasta deputado e determina buscas em casa e gabinete

O Ministério Público do Estado de Rondônia e a Policia Civil deflagraram neste sábado, 6 de março de 2021, a terceira fase da Operação Aleteia, que investiga fraudes licitatórias envolvendo a aquisição de testes rápidos e outros insumos para a COVID-19 em municípios de Rondônia por meio de emendas parlamentares.

Nessa fase, houve o deferimento, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, de medidas de buscas e apreensões, em gabinete e residência de parlamentar estadual, bem como decretado o afastamento do cargo eletivo pelo período de 90 dias, a fim de resguardar o interesse público frente à situação de prática de ilicitudes em contexto gravíssimo como o da pandemia em curso. A investigação também contou com apoio do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que realizou análise técnica quanto à realização das despesas públicas em menção.

O nome do deputado não foi informado pelo MP.

A apuração prossegue e tem como investigados empresários, ex-prefeito e agentes públicos envolvidos nas práticas delituosas. O nome da Operação Aleteia provém do grego e significa busca da verdade, em oposição à trapaça e ao engano.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Deputado emite nota sobre afastamento determinado pela Justiça

Deputado afastado pela Justiça é o vice-líder do Governo, Jair Montes

Projeto da vereadora Ellis Regina prevê pagamento de tarifa de ônibus através de pix

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319