Garçon reivindica compensações ambientais para Candeias do Jamari
O deputado Lindomar Garçon (PV-RO) reivindicou a Presidência do Ibama partes dos recursos da compensação ambiental das usinas Hidrelétricas do rio Madeira para o município de Candeias do Jamari, situado a 20 quilômetros da capital Porto Velho.
Após a implantação dos aproveitamentos hidrelétricos, o município, que tem população estimada em cerca de 17.500 habitantes, fica dentro da área de impacto direto de construção das usinas e teve um aumento na população flutuante de cerca de 80 mil pessoas, o que segundo o deputado significa mais demanda nas áreas de educação, saúde, transporte saneamento, energia elétrica entre outros.Nada mais justo do que pleitear, para o município de Candeias do Jamari, a destinação dos programas e dos recursos necessários a mitigar e a compensar a comunidade pelos danos sócio-ambientais, defendeu Lindomar Garçom. A compensação financeira inicial é na ordem de R$ 20 milhões.
Por sua vez, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, assegurou ao deputado, durante audiência para discutir a questão, realizada na quarta-feira, 12, a inclusão do município na lista de beneficiados pelos programas de compensação ambientais e sociais.
Assim, como cobramos a compensação ambiental das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, para o município de Porto Velho, nada mais justo que incluir Candeias do Jamari, o município mais próximo de Porto Velho, neste projeto, destaca o deputado.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura