Rondônia, 04 de outubro de 2024
Política

Garçon reivindica compensações ambientais para Candeias do Jamari

O deputado Lindomar Garçon (PV-RO) reivindicou a Presidência do Ibama partes dos recursos da compensação ambiental das usinas Hidrelétricas do rio Madeira para o município de Candeias do Jamari, situado a 20 quilômetros da capital Porto Velho.
Após a implantação dos aproveitamentos hidrelétricos, o município, que tem população estimada em cerca de 17.500 habitantes, fica dentro da área de impacto direto de construção das usinas e teve um aumento na população flutuante de cerca de 80 mil pessoas, o que segundo o deputado significa mais demanda nas áreas de educação, saúde, transporte saneamento, energia elétrica entre outros.“Nada mais justo do que pleitear, para o município de Candeias do Jamari, a destinação dos programas e dos recursos necessários a mitigar e a compensar a comunidade pelos danos sócio-ambientais”, defendeu Lindomar Garçom. A compensação financeira inicial é na ordem de R$ 20 milhões.
Por sua vez, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, assegurou ao deputado, durante audiência para discutir a questão, realizada na quarta-feira, 12, a inclusão do município na lista de beneficiados pelos programas de compensação ambientais e sociais.
Assim, como cobramos a compensação ambiental das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, para o município de Porto Velho, nada mais justo que incluir Candeias do Jamari, o município mais próximo de Porto Velho, neste projeto, destaca o deputado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Marcos Rogério critica generalizações do decreto antifogo do governo Lula

Senador Jaime Bagattoli recebe Jair Bolsonaro em Rondônia e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Márcio Coimbra reúne centenas de apoiadores em grande reunião em Porto Velho

Caminhada nas avenidas Mamoré e Guaporé confirma forte adesão da candidatura de Euma Tourinho