Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Política

Garçon se reúne com ministro do Meio Ambiente e presidente do IBAMA

O Deputado Federal Lindomar Garçon (PRB-RO) levou várias demandas de interesse do estado aos órgãos ambientais em Brasília, entre elas a situação caótica que o município de Itapuã do Oeste enfrenta no período chuvoso, as ruas e os terrenos residenciais ficam alagados, prejudicando milhares de pessoas.

Garçon lembrou que esta situação ocorre em Itapuã devido à construção de uma barragem, por parte de uma empresa mineradora, no Rio Japiim. Assim, quando chove, Itapuã fica alagada, pois não tem por onde escoar a água acumulada, causando grandes transtornos na vida dos moradores. Diante do exposto, Lindomar Garçon solicitou autorização para abrir o talude onde represa a água do rio.

Conforme solicitação do Parlamentar, o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, determinou que a Presidente do IBAMA, Suely Araújo, solucionasse o problema da barragem do Rio Japiim, que há mais de 15 anos atinge a cidade de Itapuã do Oeste, ficou garantido pela Presidente do Órgão que as providências serão tomadas de imediato.

Lindomar Garçon fez questão de cumprimentar o prefeito de Itapuã, Moisés Cavalheiro, pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo no município, a exemplo desta reivindicação. O Parlamentar lembrou que este dique está construído dentro da mata fechada e foi descoberto pela visita, in loco, pelo próprio prefeito. “A barragem sobre o Rio Japiim encontra-se dentro de uma reserva florestal denominada Flona de Jamari, por isso foi necessária nossa intervenção junto aos órgãos nacionais para solucionar o problema. Em breve Itapuã do Oeste vai superar esta situação que ocorre sempre no período chuvoso”. Finalizou o deputado federal Lindomar Garçon.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa