GEAD: Amir Lando critica governo federal pelo atraso no pagamento
O deputado federal Amir Lando (PMDB-RO) desde que assumiu o mandato tem acompanhado o processo de pagamento da GEAD dos professores federais, juntamente com os diretores executivos do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia no Ministério do Planejamento e na Advocacia Geral da União.
O impasse que ainda não foi resolvido é sobre o pagamento dos professores não portadores de diploma. Somente os diplomados terão direito ao recebimento da segunda e última parcela da gratificação de docência.
Amir Lando fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados chamando a atenção do governo federal pelo ferimento ao Princípio da Isonomia onde os professores estão sendo tratados de forma desigual e até desumana, uma vez que o Estado de Rondônia por muitos anos não teve universidade federal e nem faculdades particulares e os professores eram treinados por vários programas de capacitação para que fossem dar aulas na capital e no interior.
O que não podemos entender é que o governo pagou a primeira parcela para todos os professores indistintamente e só agora diz que somente os diplomados têm direito, frisou.
Para ele, todos os professores terão que receber. Nesse momento ele está oficializando o Superior Tribunal de Justiça-STJ para que expeça os RPVS em tempo célere, uma vez que os professores não podem mais esperar por mais esse atraso.
Em seguida, o parlamentar vai defender junto a AGU, STJ e Ministério do Planejamento para que prossiga com a análise e discussão sobre o pagamento dos professores não portadores de diploma, porque se não quiserem pagar, uma ação contra a União terá quer ser feita para reparar esse erro grave contra os professores que deram sua saúde e vida pelos seus alunos.
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília