Gilberto Barbosa empossado como desembargador do TJ-RO
Em sessão especial, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) empossou Gilberto Barbosa Batista dos Santos no cargo de desembargador. A cerimônia teve início por volta das 18h desta segunda-feira, 21, no hall do 5º andar do edifício-sede do Judiciário Estadual, em Porto Velho. Na abertura da sessão, o presidente do TJRO, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes conduziu a sessão solene e o desembargador Miguel Monico fez o discurso de boas vindas ao novo desembargador.
Carreira
Em 2011 Gilberto Barbosa compôs a lista de seis nomes indicados pelo Ministério Público ao Tribunal de Justiça, que após escrutínio pelo Pleno (colégio de desembargadores), passou a ser de três membros do MP, remetida ao Poder Executivo. O governador então escolheu o procurador Gilberto Barbosa Batista dos Santos para ocupar o cargo junto à Corte Estadual de Justiça.
Carreira
Gilberto Barbosa Batista dos Santos formou-se em Ciências Sociais e Jurídicas em 1981, na Faculdade Católica de Direito de Santos (SP). Especialista em Processo Civil, Direito Constitucional e Administrativo, Gilberto Barbosa começou a advogar em 1982, nas comarcas de São Paulo, Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão, todas no Estado de São Paulo.
Em 1984 ingressou, por meio do II Concurso Público, para o Ministério Público do Estado de Rondônia, atuando como promotor de Justiça nas comarcas de Ariquemes e Porto Velho. Exerceu diversos cargos de direção no âmbito do MP estadual e em 1997 foi promovido ao cargo de procurador de Justiça.
Em 2011 foi indicado para compor a lista de seis nomes enviados pelo MP ao Tribunal de Justiça para escolha do novo desembargador. Após a votação feita no colegiado de desembargadores, apenas três nomes seguiram na disputa. Gilberto Barbosa Batista dos Santos foi então o escolhido da lista tríplice enviada pelo TJRO ao Executivo estadual.
Responsabilidade
Durante a sessão solene de posse nesta, o desembargador Gilberto Barbosa falou da responsabilidade de assumir o mais alto posto da magistratura estadual. Em seu discurso, bastante emocionado, ele fez um breve histórico da carreira e renovou os votos de buscar a verdade e fazer justiça. Antes do discurso o desembargador foi condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, honraria máxima do Judiciário rondoniense.
Além dos representantes dos outros dois poderes: Confúcio Moura (governador), Hermínio Coelho (presidente em exercício da Assembleia Legislativa); também prestigiaram a posse do novo desembargador: o procurador de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, corregedor do MP, o advogado Odair Martini, membro nato do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras atividades estaduais, judiciárias, militares e familiares do empossado.
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília