Governador e prefeito selam acordo e serviços de água e esgotos serão privatizados

O governador Confúcio Moura (PMDB) e o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), chegaram a um acordo sobre a prestação de serviços de água e esgoto no município. Após troca de farpas ao longo dos meses sobre a perda de recursos federais para o sistema de esgotamento sanitário, os dois políticos encontraram um termo comum para solucionar o caso. A decisão de Confúcio e Hildon é a mesma: o repasse da concessão para o particular através de Parceria Pública Privada (PPP). O modelo será apresentado pelo Estado após estudos do BNDES, já contratado para o trabalho, e o Plano de Saneamento Básico, obrigatório para a cessão dos serviços ao particular, será elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e pago pela prefeitura.
Para o prefeito Hildon Chaves, a maior conquista desse acordo é o alinhamento entre estado e município para destravar essas obras. Caso seja necessário, o tucano deixará o Governo Confúcio Moura à vontade para conduzir o processo de privatização do sistema. O próprio governador adiantou ao prefeito que a Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) será repassada a iniciativa privada porque a estatal não consegue reduzir seu custo em razão do montante de dívidas. “A companhia tornou-se inviável do ponto de vista econômico”, disse Hildon, lembrando que o acordo foi selado durante um almoço entre ele, o governador e o chefe da Casa Civil, Emerson Castro. A cada 30 dias, o prefeito prometeu chamar a imprensa para repassar um relatório sobre as ações da municipalidade sobre a água e esgoto.
Na coletiva, concedida pela manhã no Palácio Tancredo Neves, Hildon também revelou detalhes sobre a conversa com Confúcio sobre a rodoviária da capital. Segundo o governador, há um montante guardado no Tesouro Estadual para a obra da nova rodoviária, mas o estado está tentando adquirir um terreno. Hildon disse que se não houver o destrave jurídico para viabilizar a área, o governador prometeu repassar os recursos para a prefeitura executar a obra e, como contrapartida, conseguir o terreno.
Veja Também
Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília