Governador fala das demandas do Estado ao deputado Eduardo Cunha
As principais demandas do Estado, como a transposição dos servidores públicos de Rondônia para os quadros da União, melhorias da BR-364, incluindo a duplicação e a conclusão dos viadutos na entrada de Porto Velho, além da hidrovia do Madeira, que depende apenas da dragagem e sinalização para ser concretizada, foram apresentadas pelo governador Confúcio Moura nesta segunda-feira (22) ao receber o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos candidatos à Presidência da Câmara.
Além de apontar as necessidades de Rondônia, que Eduardo Cunha disse ser esse o principal motivo de suas visitas a todos os Estados, com vistas a levá-las à pauta da Câmara, o governador aproveitou para citar os apelos de outros Estados que compõem a Amazônia que, se atendidos, irão refletir de alguma forma no desenvolvimento socioeconômico de Rondônia.
Segundo Confúcio, entre os itens prioritários do Acre está a ligação com o Peru, cuja rodovia depende apenas da questão aduaneira, fato que mudaria as relações comerciais da região com aquele País. Já o Amazonas busca cada vez mais o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, um modelo inteligente de preservação ambiental, enquanto o Pará reclama da desvalorização do preço do ferro a partir da Lei Kandir, que dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal, nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS). A mesma lei também tem gerado prejuízos à comercialização de minérios no Mato Grosso. Para Roraima, Confúcio disse ser necessário buscar solução para a questão agrária, com a estadualização das terras para assentamentos nas áreas conhecidas como Lavrado. A questão mineral é o foco também do Amapá, como maior produtor nacional de manganês.
Veja Também
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor
Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais