Governo de Rondônia paga primeira parcela do décimo-salário nesta sexta-feira
Os servidores estaduais recebem nesta sexta-feira, 15, a primeira parcela do 13° salário. Com o pagamento, serão injetados no comércio de Rondônia cerca de R$ 177 milhões, segundo o secretário estadual de Finanças, Wagner Garcia de Freitas.
O secretário afirma que o estado faz um controle fiscal diário para manter as contas públicas em equilíbrio e conseguir pagar a folha de servidores bem como os fornecedores do governo. Garcia explica que esse trabalho de ajuste das contas vem sendo feito desde que começou a crise econômica mundial. “Nessa época, o governador Confúcio Moura, já prevendo uma recessão, reuniu a equipe e determinou medidas que hoje estão garantindo o equilíbrio das contas”, afirmou o secretário.
Entre as medidas para conter gastos, estão o controle da frota de veículos, redução de diárias entre outras medidas, que somadas fazem a diferença e garantem as contas públicas em dia. “Esse controle é fundamental, porque se descuidarmos e tiver um aumento nas contas a pagar pode comprometer a folha de pagamento dos servidores e o pagamento dos fornecedores. É uma missão árdua e diária”, ressaltou Wagner Garcia.
Com o pagamento da metade do 13° salário, serão injetados no comércio R$ 177 milhões. O valor vai aquecer a economia em todo o estado. Wagner Garcia também sugere aos servidores que depositar o dinheiro na caderneta de poupança é um excelente negócio. Na última terça-feira do mês, dia 26, o governo do estado também irá pagar o salário dos servidores, serão mais R$ 250 milhões.
Segundo o secretário da Sefin, 13 estados brasileiros estão em situação financeira difícil e não estão conseguindo pagar a folha dos servidores.
Veja Também
Emenda Constitucional que permite acúmulo de cargos por militares entra em vigor em Rondônia
Senado aprova relatório de Marcos Rogério para evitar apagão na fiscalização de serviços essenciais