Rondônia, 10 de janeiro de 2025
Política

Governo não convence senadores e CPI da Petrobras é mantida

O governo federal não conseguiu convencer os senadores a retirarem suas assinaturas para a criação da CPI da Petrobras. A articulação foi centralizada pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que tinha até a 0h deste sábado para convencer seis parlamentares a desistir da CPI.

Ao todo, 32 senadores apoiaram o requerimento de autoria do tucano Alvaro Dias (PSDB-PR), mas apenas Cristovam Buarque (PDT-DF) e Adelmir Santana (DEM-DF) retiraram as assinaturas. Para que a comissão fosse criada eram necessárias 27 assinaturas mantidas até a 0h, quando seria encaminhado para a publicação no Diário Oficial do Senado Federal.

Agora, haverá um prazo para que os partidos indiquem seus representantes à CPI. Caso as indicações não sejam feitas, está função caberá ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O requerimento para criação da CPI da Petrobras propõe a investigação de indícios de fraudes nas licitações de plataformas de exploração de petróleo e de suposta utilização de fraude contábil, que teria reduzido em R$ 4,3 bilhões o recolhimento de tributos pela estatal. No requerimento, Alvaro Dias pede, ainda, a investigação de suspeitas de desvio de recursos dos royalties de petróleo, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), para prefeituras.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura