Rondônia, 29 de abril de 2025
Política

Ieda Chaves indica a criação da Patrulha Animal para atendimento especializado em Rondônia

|
da Assessoria

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação N.º 11760/2025, propondo ao governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a criação da Patrulha Animal em Rondônia. A iniciativa visa garantir o atendimento prioritário e eficiente de queixas e ocorrências de maus-tratos aos animais no estado.

A proposta da deputada inclui a designação de uma viatura e profissionais especializados para o atendimento e acompanhamento de denúncias, além de outras ações relacionadas à proteção animal. Segundo a parlamentar, o aumento dos casos de crueldade contra animais em todo o país exige uma resposta institucional mais efetiva, que vá além da simples formalização de denúncias.

“A criação da Patrulha Animal se insere nesse contexto como um instrumento essencial para garantir o cumprimento da legislação e proporcionar um atendimento ágil e eficiente às denúncias. Atualmente, as ocorrências dessa natureza são, na maioria das vezes, atendidas por policiais que não possuem treinamento específico para lidar com a proteção animal, o que pode comprometer a eficácia das ações.”, informou Ieda Chaves.

A legislação brasileira já assegura a proteção aos animais, com a Constituição Federal e a Lei de Crimes Ambientais prevendo punições para quem os maltrata. No entanto, Ieda Chaves argumentou, no documento, que a falta de profissionais especializados no atendimento dessas ocorrências compromete a eficácia das ações.

"A implementação da Patrulha Animal trará benefícios diretos à sociedade, pois além de proteger os animais, contribuirá para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, alinhando o Estado de Rondônia às melhores práticas adotadas em outras unidades da federação", afirmou a proponente.

Aceitação

A proposta da deputada foi encaminhada para análise junto à Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi aprovada e aguarda aceitação por parte do governador, Marcos Rocha (União Brasil). Não há prazo para retorno da proposta.

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Insumos para Saúde estão em falta, denuncia vereador, desmentindo promessa de campanha de Léo Moraes

Vereador Adalto de Bandeirantes se reúne com adjunto da Casa Civil, Carlos Magno

“Moratória da soja é um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores”, diz senador Jaime Bagattoli após audiência pública

Deputado Thiago Flores destina R$ 250 mil ao IFRO de Vilhena e apoia projeto para mulheres em situação de vulnerabilidade