Rondônia, 08 de novembro de 2024
Política

Imigrantes e refugiados: vereadora Joelna Holder lidera iniciativas voltadas temática na Capital

A promoção de Audiência Pública, a indicação da instituição de um comitê de atenção ao Imigrante Refugiado e Apátrida, criação do Dia Municipal do Imigrante e apresentação do Anteprojeto de Lei que institui a Política Municipal para esta população, são algumas das ações desenvolvidas pela Parlamentar em atenção ao tema na Capital.

Que a questão da Imigração tem ocupado os polos de discussão na Capital do Estado de Rondônia não há dúvidas. Basta observar a disposição do cenário das zonas centrais da cidade para se deparar com um grande número de imigrantes e refugiados que deixam suas cidades e procuram encontrar em outros locais melhores condições de vida.

A Capital de Rondônia tem sofrido com a ausência de Políticas Públicas voltadas ao tema. E é pensando nisso, que a Vereadora Joelna Holder vem desenvolvendo ações e propondo iniciativas voltadas ao tema, onde com o apoio de um grupo de especialistas e instituições não-governamentais, são debatidas soluções tangíveis para a questão.

No dia 11 de julho de 2019, os debates ensejaram na primeira Audiência Pública com o enfoque de debater a situação dos Imigrantes e Refugiados no Município. Na ocasião a Vereadora encaminhou ao Executivo Municipal o Anteprojeto de Lei que Instituía a Política Municipal para a População Imigrante.

Com a finalidade de dar vez e voz aqueles que estão envolvidos na causa e gerar legitimidade aos atores que a defendem, a Vereadora também enviou ao Executivo uma indicação para que fosse instituído por meio de Decreto, o Comitê de Atenção ao Imigrante, Refugiado e Apátrida no Município.

A iniciativa recebeu o apoio do Executivo Municipal e o Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 31 de novembro e tem por objetivo o debate e o desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas ao tema na Capital.

Mas as ações não param por aí, no dia 11 de Novembro foi aprovado na Câmara Municipal de Porto Velho o Projeto de Lei que institui no calendário oficial do Município o Dia do Imigrante, também de autoria da Parlamentar.

Para ela a criação do Dia do Imigrante significa mais um marco importante que faz parte de toda uma construção que vem sendo realizada m parceria com o Executivo Municipal e a Sociedade Civil.
“A proposta de criação do Dia do Imigrante tem um significado que vai muito além da criação de uma data comemorativa, é um marco do trabalho que vem sendo realizado em prol da causa, são conjuntos de Políticas Públicas essenciais para a Capital e que devem ser debatidas, além disso, não devemos ignorar a grande contribuição realizada por inúmeros povos que vieram de outros lugares e ajudaram na construção da identidade histórica de nosso Município” destacou.

A vereadora também aproveitou para informar que deverá acontecer na próxima semana uma reunião que contara com inúmeras pautas que incluem a possibilidade de liberação de recursos para a
assistência da população imigrante no Município, segundo informou o secretário da SEMASF, Claudi Rocha, que esteve em viagem a Brasília em prol de buscar avanços para a causa no Município.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ao proibir a produção de bioinsumos, Brasil encarece alimentos e penaliza o pequeno produtor, diz senador Jaime Bagattoli

Presidente do Cofen recebe prefeito eleito de Porto Velho

Deputada Lebrinha busca solução com DER para manutenção da rodovia Mário Nonato

Comissão da Assembleia intensifica combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho