Indígenas pedem diálogo com secretaria do Governo Federal, e relatam falta de remédios básicos
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, esteve reunido com representantes dos povos indígenas de Rondônia que estiveram reivindicando melhorias para o setor de Saúde.
O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde em Ji-Paraná, e contou com a presença do adjunto Ivo Silva, e indígenas da etnia Gavião representado pelo líder Josias Cebirop Gavião, além de representante do Conselho Distrital.
Os indígenas reivindicam estoque de medicamentos, como dipirona, paracetamol, ibuprofeno e xaropes. Os medicamentos são essenciais no combate a febre, dores, e sintomas relacionados a gripe, indispensáveis no dia a dia.
Outra reclamação foi pela melhoria nas condições de atendimento, e a falta de diálogo com a SESAI. Para os indígenas, é preciso resolver problemas de natureza operacional e administrativa, porém questionam que sempre que tentam sugerir novas ideias não são ouvidos. "Se precisarmos de um carro para ir até a aldeia socorrer um doente, constantemente a resposta que temos é que não será possível executar o serviço por falta de combustível", disse Cebirop.
Para os indígenas tal fato não poderia acontecer pois coloca em risco a vida dos indígenas, principalmente aqueles que estão nas aldeias mais afastadas. O deputado federal Lucio Mosquini após ouvir as demandas se comprometeu em levar as reinvidicações até a Secretaria Especial de Saúde indígena em Brasília para que os problemas sejam resolvidos.
Veja Também
DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha
Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego
Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru
Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura