Rondônia, 16 de novembro de 2024
Política

Ismael Crispin e senador Marcos Rogério juntos em defesa dos madeireiros de Rondônia

O deputado Ismael Crispin esteve reunido na manhã desta segunda-feira (21) com o senador Marcos Rogério para tratar da necessidade de alteração no Decreto Nº 10.592, de 24 de Dezembro de 2020, que “Regulamenta a Lei nº 11.952, de 25 de junho de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas rurais situadas em terras da União, no âmbito da Amazônia Legal, e em terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, por meio de alienação e concessão de direito real de uso de imóveis, no seu Art. 10, inciso IV.

Segundo o deputado, o inciso IV está provocando toda morosidade na liberação de Planos de Manejo, pois deixa claro que a Certidão de Reconhecimento de Ocupação (CRO), não é documento hábil para instruir processos administrativos perante os órgãos ambientais. “Conforme a Sedam, caso houvesse uma alteração, nesse inciso, é a CRO fosse considerada um documento hábil, a Autorização Prévia à Análise Técnica de Plano de Manejo Florestal (APAT) poderia ser aprovada diretamente na secretaria”, explicou.

Ismael destacou que essa alteração precisa ser analisada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O senador entendeu a importância dessa ação e fez o compromisso de abraçar a causa dos madeireiros de Rondônia, através realização de uma audiência em Brasília para sinalizar diretamente com o ministro do MAPA a situação que enfrentada pelo setor e as consequências que as liberações nos planos de manejos podem provocar para a economia do Estado”, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras