Rondônia, 07 de fevereiro de 2026
Política

Jaime Bagattoli: Comissão de Agricultura aprova projeto que destina recursos da loteria para crédito rural

|
da Assessoria

Buscando beneficiar, sobretudo, a agricultura familiar, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que busca ampliar os recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). 

O Projeto de Lei 1.658/2023, de autoria do senador Jaime Bagattoli (PL), prevê que 1% do valor arrecadado em loterias seja destinado para a manutenção do programa. Jaime, que também é vice-presidente da CRA, descreveu o programa como uma das principais ferramentas de inclusão social no campo. 

“Ao ampliar os recursos deste programa, a gente permite que uma série de benefícios cheguem a quem mais precisa, principalmente a quem é ligado à agricultura familiar e ao pequeno e médio produtor. Estamos falando de uma ferramenta que tem todo o potencial de gerar mais riqueza no campo, mas que hoje não tem chegado a todos, muito devido à falta de recursos”, defende o parlamentar.

Se aprovado e sancionado o projeto, a estimativa é de que a linha de crédito possa chegar a R$ 10 milhões e, assim, atingir um maior número de produtores que venham a recorrer ao programa. 

O texto agora segue para análise na Câmara dos Deputados.  

O PROGRAMA

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é, atualmente, um dos maiores programas de financiamento do país para a aquisição de imóvel rural e atua, também, na contratação de assistência técnica e extensão rural no país.

Na prática, trata-se de uma linha de empréstimos com juros diferenciados dos praticados no mercado e com a possibilidade de pagamento em até 25 anos com uma carência de 3 anos.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1 milhão para ampliação de escola em São Francisco

É fake news que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa