Rondônia, 09 de maio de 2024
Política

Jaime Bagattoli: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

|
da Assessoria

Um estado relativamente novo, mas com uma economia e um setor produtivo em constante ascensão. Para muitos, essa é uma das formas de resumir ao Brasil e ao mundo o que acontece hoje em Rondônia. 

Puxado por uma agricultura familiar forte e um agronegócio competitivo, o setor primário de Rondônia já é responsável por quase 1/7 do Produto Interno Bruto (PIB), como bem lembra o senador Jaime Bagattoli (PL). 

“Cerca de 15% de toda a riqueza gerada por Rondônia vêm das mãos de quem vive no campo. Seja na agricultura, na pecuária, por meio do grande, do médio ou do pequeno produtor, o setor produtivo ainda é o setor mais sólido e seguro da economia do nosso estado”, lembra o parlamentar. 

Rondônia, por exemplo, possui o maior rebanho bovino dentro das áreas livres de febre aftosa sem a necessidade de vacinação. Já no ranking geral, Rondônia tem, hoje, o 6º maior rebanho do país, com 17 milhões de cabeças. O destaque é a capital Porto Velho que, sozinha, tem 1,6 milhão de cabeças, sendo o 3º município a nível nacional. 

Na região Norte, Rondônia já é tido como o 3º estado mais competitivo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o 1º em exportação de carne bovina, além de ser o maior produtor de leite da região amazônica. Na piscicultura, Rondônia se consolidou como o maior produtor nacional de peixe de cultivo em tanques, com uma produção de 57 mil toneladas. 

O IBGE também aponta que Rondônia, no contexto da região Norte, é o 1º na produção de café canephora, o 2º em produção de milho e arroz e o 3º em exportação de soja. Para Jaime, todo esse recorde vindo do campo é resultado de uma regularização fundiária que deveria ter continuado no decorrer das últimas décadas. 

“Talvez, a maior regularização fundiária da história do país tenha acontecido em Rondônia durante o regime militar. Na década de 1970, o Incra atraiu milhares de famílias de todo o Brasil para cá, gente trabalhadora que mudou a história do nosso estado para sempre. Isso fez com que hoje Rondônia tivesse, por exemplo, mais carteira assinada do que Bolsa Família, uma prova de que o setor produtivo estimula toda a nossa cadeia produtiva”, afirma o senador. 

DESAFIOS DO PRODUTOR 

No entanto, Bagattoli lembra que o desempenho do estado no setor agropecuário e, consequentemente, na agroindústria poderia ser melhor. Um dos desafios apontados por ele é a falta de infraestrutura necessária para o armazenamento e escoamento da produção. 

“Nossos produtos têm qualidade para conquistar os mercados nacional e internacional, mas o que a gente vê, ainda, é que o produtor rural enfrenta dificuldades básicas como estradas vicinais e rodovias em péssimas condições e sem falar da carga tributária e custos de produção cada vez maiores. Tudo isso penaliza o produtor rural que teria tudo para produzir mais e com qualidade”, conclui o senador. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: ministro acusa Chrisóstomo de disseminar fake news e o chama de mentiroso: "acredita nas próprias mentiras que espalha"

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que amplia combate ao tráfico de animais silvestres

Projeto da vereadora Ellis Regina prevê pagamento de tarifa de ônibus através de pix

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319