Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Jaime Bagattoli: Marco Temporal promulgado é avanço histórico para o Brasil

|
da Assessoria

Um dia histórico para o Brasil. Foi assim que o senador Jaime Bagattoli (PL) definiu a promulgação do Marco Temporal nesta quinta-feira (28). O parlamentar foi um dos mais atuantes para a aprovação da pauta, bem como na derrubada do veto presidencial à tese. 

“Desde o início seguimos todos os recursos democráticos. Aprovamos a pauta no Congresso Nacional e derrubamos juntos o veto presidencial e sempre lembrando que o objetivo não é retirar terra dos povos originários, mas apenas trazer segurança  jurídica às famílias do campo e aos pequenos produtores rurais”, esclareceu o senador. 

Em resumo, a conquista começou a ser construída em setembro desde ano, quando o Senado e a Câmara Federal aprovaram o texto-base do projeto que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas no Brasil, no caso o ano de 1988, data da Constituição Federal do Brasil. Após ser aprovada nas duas Casas, o texto seguiu para a sanção do presidente da República.

Lula (PT), no entanto, acabou vetando a tese, obrigando o Congresso Nacional a derrubar o veto no início deste mês. Na prática, caberia a Lula fazer a promulgação após receber o texto do veto, mas como isso não ocorreu o bastão foi passado ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). 

“Agradeço a todos os senadores e deputados que se empenharam na aprovação da pauta. e lembrar que o Marco Temporal não deve ser enxergado como uma ameaça ou retrocesso, mas sim como a saída para evitarmos mais conflitos no campo”, concluiu o senador. 
 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília