Jaime Bagattoli: Projeto apoiado pelo senador entrega os primeiros contratos de concessão de uso em assentamento de Parecis
Os beneficiários do Projeto de Assentamento (PA) Ceará, em Parecis (RO), receberam, no último sábado (16), os primeiros Contratos de Concessão de Uso (CCUs) cedidos pelo Incra. A conquista foi possível graças a uma emenda parlamentar do senador Jaime Bagattoli (PL) ao projeto “Geo Rondônia”.
“Hoje é um dia muito simbólico para essas famílias, pois muitas delas aguardam há anos pela titulação de terras, enquanto outras chegam a uma fila que não andava, justamente pela falta de recursos financeiros e recursos humanos. Por isso, o que eu fiz no começo deste ano foi apoiar este projeto e permitir que o programa alcance mais famílias o quanto antes. E o primeiro resultado está aqui”, detalhou o senador.
A cerimônia de entrega dos contratos contou com a presença do prefeito de Parecis, Marcondes de Carvalho, e integrantes do INCRA e do Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Além da entrega, também houve uma reunião orientadora do crédito de instalação.
Na prática, o projeto “Geo Rondônia” é uma iniciativa do Incra e do Ifro que busca garantir o georreferenciamento e, consequentemente, a titulação de terras a famílias assentadas em todo o estado.
Além do PA Ceará, o PA Rio São Pedro, também em Parecis, e o PA São Felipe, em São Felipe do Oeste (RO), devem iniciar, já nos próximos meses, o levantamento das informações para garantir os contratos aos moradores da região.
APOIO À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Em março deste ano, o senador Jaime conheceu o projeto “Geo Rondônia”, uma parceria do Incra com o Ifro que promete alcançar cerca de 24 mil famílias assentadas no estado, através do georreferenciamento, supervisão e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“Essa parceria é de suma importância, porque é com o georreferenciamento que o Incra vai poder, com mais rapidez, localizar, padronizar e regulamentar as propriedades rurais do estado. Tenho certeza que o recurso vai permitir que mais produtores possam ter em mãos os seus títulos rurais”, acrescenta o senador.
Veja Também
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Marcos Rogério: Condenados por homicídio e estupro não terão progressão de pena
Cidadão Honorário: Câmara de Porto Velho homenageia advogado Nelson Canedo Motta