Rondônia, 15 de novembro de 2024
Política

Jaqueline Cassol solicita “Kit Intubação” e Leitos de UTIs para atender os hospitais de Rondônia

O aumento nos casos de Covid-19 e a consequente alta nas taxas de ocupação dos leitos de UTI em Rondônia motivaram a deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) a buscar, mais uma vez, o apoio do Ministério da Saúde. Jaqueline Cassol protocolou nessa terça-feira (30) Requerimento de Indicação ao ministro Marcelo Queiroga solicitando o envio imediato de insumos para garantir o atendimento dos pacientes com Covid-19. aos hospitais do Estado.

No pedido emergencial, a parlamentar solicita medicamentos sedativos e neurobloqueadores, conhecidos como Kit Intubação, respiradores e leitos de UTI para atender as demandas dos hospitais de Porto Velho, Guajará-Mirim, Costa Marques, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Francisco, Vilhena e Cerejeiras.

“O quadro é extremamente sensível e emergencial, especialmente quanto a insumos para o denominado “Kit Intubação” que é indispensável para quadros de insuficiência respiratória severa e outras graves consequências da doença”, afirmou.

A deputada ressalta que as enfermarias e salas de cirurgia dos hospitais da rede pública têm sido convertidas em espaços para tratamento de pacientes com complicações decorrentes da Covid19, e que entidades representativas do setor de saúde, gestores e profissionais têm alertado sobre o desabastecimento de insumos essenciais. “Nosso Estado fica distante de grandes centros logísticos como São Paulo e Rio de Janeiro, o que demanda ações com mais antecedência. Não podemos esperar uma crise no abastecimento”, disse.

Jaqueline Cassol sugere ainda que caso haja falta dos medicamentos no mercado, seja analisada a possibilidade de reter estoques excedentes da rede privada do País, para viabilizar abastecimento do setor público. “Essa é uma medida constitucional e pode ser utilizada para evitar a morte de mais pessoas e o agravamento da situação de colapso no funcionamento do sistema de saúde”, declarou.

COVID EM RONDÔNIA- De acordo com o último boletim divulgado pelo Governo de Rondônia, em 24 horas o estado registrou mais 885 casos confirmados e 56 mortes por covid-19. A taxa de ocupação dos leitos de UTI permanece em 100%.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Presidente Marcelo Cruz anuncia abono de R$ 5 mil para servidores da Assembleia Legislativa

Mercado de Carbono: emenda de Marcos Rogério impede o confisco do PT aos produtores rurais

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de Thiago Flores para fortalecer controle sobre veículos envolvidos em crimes

Deputada Lebrinha pede agilidade na recuperação da RO-391 e DER garante início das obras