Jean Oliveira comenta o Dia Mundial da Água
O deputado estadual Jean Oliveira, que é presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comentou hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água. Jean lembrou do artigo 2º da Declaração Universal dos Direitos da Água que prescreve: - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
O deputado alertou para o fato de que por nós vivermos na Amazônia, cercado de água doce por todos os lados, às vezes, esquecemos de lembrar que o planeta vive uma escassez de água. O presidente da Comissão do Meio Ambiente, disse que o problema do acesso à água potável é enfrentado em todo o mundo. De acordo com as Nações Unidas, em 2003, mais de 1 bilhão de pessoas não tinham acesso à água potável e 2,4 bilhões estavam sem instalações sanitárias.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda em 2003, dos 49,1 milhões de domicílios pesquisados, 82,5% tinham água canalizada e apenas 69% tinham serviço de esgoto.
“Em relação ao desperdício de água fiz uma observação ano passado nessa época que faço questão de repetir: Uma torneira que pinga uma gota por segundo, por exemplo, pode desperdiçar dez mil litros de água por ano. Um vaso sanitário mal ajustado pode causar o desperdício de 200 mil litros de água anualmente. Nos jardins e outros terrenos irrigados, pode-se perder até 50% da água utilizada, devido à evaporação”, disse o deputado.
Jean Oliveira disse que é importantíssima a adoção de pequenas atitudes de todos nós, que podem fazer uma grande diferença no futuro, pois desperdiçar água é muito fácil, devido hábitos que adquirimos desde criança de não valorizar o precioso líquido.
Veja Também
Jaime Bagattoli: Senador votou a favor de projeto que aumenta crédito à agricultura familiar
Deputada Lebrinha entrega três veículos para serviços essenciais em Seringueiras.
Dr. Luís do Hospital destaca importância da Ami no atendimento a pacientes graves em Rondônia