Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Política

Jean Oliveira propõe a criação urgente do Fundo Especial para o enfrentamento da pandemia do coronavírus

O deputado Jean Oliveira (MDB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, onde aponta ao Governo do Estado, a necessidade urgente de que seja enviado ao Parlamento Projeto de Lei Complementar, instituindo o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia decorrente do Coronavírus (Covid–19), nos moldes do anteprojeto de Lei Complementar apresentado junto a indicação.

Na proposta do deputado, o Fundo Especial tem o objetivo de assegurar recursos financeiros para a prevenção, combate ao contágio e tratamento da população infectada, e para a mitigação das suas consequências políticas, sociais e econômicas, no âmbito do Estado de Rondônia.

O Fundo Especial, instrumento de captação e aplicação de recursos financeiros, segundo a proposta, será vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), onde tem sua estrutura administrativa, de execução e controle contábeis, inclusive para efeito de prestação de contas.

Receita do Fundo

A proposta do deputado aponta que a receita do Fundo Especial será constituída de: I – recursos de fundos públicos do executivo e de outros poderes e instituições; II – transferências financeiras da União ou do Estado, destinadas à execução de medidas de enfrentamento da pandemia; III – recursos provenientes de doações, contribuições em dinheiro, valores, bens móveis e imóveis, que venha receber de pessoas naturais ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais; IV – rendimentos de qualquer natureza, que venha a auferir como remuneração decorrente de aplicações financeiras; e, V – outras fontes não especificadas anteriormente.

A proposta estabelece que é o secretário da Sesau a competência para a administração e destinação dos recursos do Fundo Especial. Fica também estabelecida na propositura que a aplicação dos recursos financeiros do Fundo Especial será fiscalizada e acompanhada pelos órgãos competentes, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Assembleia Legislativa e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Na proposta apresentada pelo deputado Jean Oliveira, concluído o objeto justificador da instituição do Fundo Especial, a eventual sobra de recursos apurado em balanço contábil, será transferida ao Fundo Estadual de Saúde do Poder Executivo.

“Esperamos que o Executivo tenha pressa e encaminhe o Projeto de Lei Complementar, instituindo o Fundo Especial para o Enfrentamento da Pandemia decorrente do Coronavírus à Assembleia Legislativa, para que possamos votar, aprovar, para que esses recursos ajudem nessa luta de combate à essa pandemia que é uma preocupação de toda população”, disse o deputado Jean Oliveira.

SIGA-NOS NO

Veja Também

DER inicia manutenção na ro-377 em São Francisco do Guaporé atendendo indicação da deputada Lebrinha

Prefeito demite 16 comissionados da extinta Agência Reguladora, denunciada como cabide de emprego

Justiça suspende leis que aumentaram salários do prefeito, vice, secretários e vereadores em Jaru

Vereadora Ellis Regina vai pedir retorno da Secretaria Municipal de Agricultura