Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Jesualdo critica Ibama por prejudicar produtores de Rondônia

“Milhares de produtores do Estado de Rondônia estão sendo prejudicados e podem ficar com a safra de 2009 comprometida devido a insensibilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais (IBAMA) que mantêm inutilizada a mina de calcário de Espião do Oeste”. A crítica partiu do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) que tem defendido a liberação do calcário para a distribuição aos pequenos produtores do Estado com a finalidade de correção do solo.
A mina foi interditada pelo IBAMA em março com a alegação de que a extração do minério estava provocando danos ao meio ambiente. No mês de novembro o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, consentiu que o calcário já escavado e o que já estava para moagem fosse utilizado pelo Governo do Estado para doação, mas o problema continuou sem solução.
Jesualdo ressaltou que a interdição tem obrigado os produtores a buscar o calcário no Mato Grosso onde os custos do frete deixa o produto muito mais caro e que a ação do Ibama é contraditória uma vez que o calcário está sendo utilizado pelo Governo como uma medida que coibi que novas áreas sejam desmatadas.
“Está havendo um exagero por parte do Ibama. Este mineral serve para enriquecer e fertilizar o solo, a utilização do calcário pelos produtores é fundamental para o aumento da produtividade sem depreciação das áreas de florestas, porquê o calcário dá condições reais de recuperação de áreas degradadas e evita o desmatamento. Essa interdição não contribui em nada com a agricultura e menos ainda com o meio ambiente”, disse Jesualdo.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília

Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor

Vídeo: audiência sobre praças quase vira ringue com direito a torcida e sérias acusações pessoais