Rondônia, 12 de fevereiro de 2026
Política

Jesualdo propõe critérios para aferir gratificações dos médicos veterinários

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) encaminhou anteprojeto ao governo do Estado no sentido de que sejam estabelecidos critérios necessários para gratificações da atividade de médico veterinário em Rondônia. A proposição, apresentada na Assembleia Legislativa e encaminhada ao governador Confúcio Moura (PMDB), prevê alteração na estrutura funcional das leis nº 1.067/05/2002 e 1.993/12/2008, já que trata sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional Saúde.

Entre as sugestões propostas pelo parlamentar, o artigo 22 da lei nº 1.067, parágrafos 1º e 2º, estabelece que “a gratificação de avaliação de desempenho (GAD) substitui a gratificação de dedicação com tempo integral (GTDI) e a gratificação de apoio especial (GAE), de que trata o artigo 7º da lei 970/03/2001, será devida apenas ao médico e médico veterinário lotado e em efetivo exercício em quaisquer das unidades de saúde definidas neste artigo, além de, mensalmente, comprovar a integralidade da jornada de trabalho nestas mesmas unidades de saúde e atingir integralmente a meta...”. A propositura lista os locais de lotação do profissional. Além disso, define que a gratificação será paga ao médico veterinário (40 ou 20 carga horária) equivalente aos valores estabelecidos. O anteprojeto ainda lista os critérios a ser adotados para avaliação de desempenho, bem como para a aferição das gratificações.

Outro ponto definido pelo anteprojeto elaborado por Jesualdo Pires é de que “o diretor de cada unidade de saúde nomeará, mediante portaria, profissionais de saúde de nível superior, correspondente a área de fiscalização sanitária, para compor a comissão de avaliação de desempenho mensal”. Cada unidade deverá apresentar para comissão designada, mediante portaria do secretário da Sesau e do diretor da Agevisa-RO, a necessidade para o mês subseqüente e o plantão especial será parte complementar das escalas de serviços restrito ao âmbito das unidades de programas especiais da Anvisa, Ministério da Saúde e da Agevisa-RO.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Pastor Evanildo deixa o PRTB com anuência da direção nacional e estuda convites para concorrer à Câmara

Vereador de Pimenta Bueno tem mandato cassado por uso irregular de recursos eleitorais

Deputado Marcelo Cruz não votou em projeto que permite transações do Governo com empresas na dívida ativa