Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Política

JIRAU PEDE PRAZO A CPI PARA ENCAMINHAR DOCUMENTOS, MAS DEPUTADOS REJEITAM

A segunda reunião da CPI que investiga possíveis irregularidades na construção da Hidrelétrica de Jirau e de Santo Antônio rejeitou a solicitação de novo prazo para que o Consórcio Jirau encaminhe os documentos solicitados pela comissão.

O presidente da CPI, deputado Tiziu Jidalias (PP), estranhou que o Consórcio de Jirau precise de um prazo maior do que 15 dias para encaminhar cópias de documentos, tais como as licenças ambientais, extensão das áreas degradadas e valores e destinações das compensações. “Não solicitamos a elaboração de nenhum projeto, mas tão somente cópias de documentos que obrigatoriamente devem existir”, disse Tiziu, no que foi acompanhado pelos demais membros da CPI.

Tiziu Jidalias revelou que solicitou a Secretaria de Meio Ambiente informações sobre a área alagada e impacto ambiental da hidrelétrica de Jirau e a resposta foi que tais documentos não existem na Secretaria. Ao que parece – diz Tiziu – o Consórcio de Jirau ignora totalmente o Estado de Rondônia. “E isso não é novidade já que a Assembléia Legislativa aprovou a Lei 1776 determinando o local de construção de Jirau e a obra está sendo erguida em outra área, sem a devida autorização.” O deputado disse que está recebendo ligações diárias dos principais veículos de comunicação do Brasil em busca de informações sobre o trabalho da CPI. Temos uma responsabilidade grande com a sociedade em buscar a verdade dos fatos, finalizou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador Thiago Tezzari viabiliza cursos profissionalizantes em Jaci-Paraná

Assembleia aprova projeto que autoriza Rondônia a aderir a novo programa de revisão de dívidas com a União

Sílvia Cristina cobra votação da PEC 101, que assegura plano de saúde para servidores da extinta Sucam

Assembleia Legislativa entra em recesso e votação do Orçamento de 2026 fica para janeiro