Rondônia, 08 de maio de 2024
Política

Juiz eleitoral libera campanha na Internet em Fortaleza

O juiz eleitoral Emanuel Leite Albuquerque, coordenador da fiscalização da propaganda eleitoral de Fortaleza, liberou o uso de blogs, Orkut e o envio de e-mails pelo endereço oficial dos candidatos.



A resolução não trata do uso do YouTube, que já está sendo utilizado por alguns candidatos para compartilhamento de vídeos. O candidato a prefeito Adahil Barreto (PR), foi um dos que lançou um vídeo de sua campanha no YouTube.

A portaria que disciplina a propaganda eleitoral na Internet proíbe o spam (e-mails não solicitados) e a publicidade por meio de banners. Ou seja, restringe a propaganda àqueles que a procuram.

A resolução não trata do uso do YouTube, que já está sendo utilizado por alguns candidatos para compartilhamento de vídeos. O candidato a prefeito Adahil Barreto (PR), foi um dos que lançou um vídeo de sua campanha no YouTube.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixou resolução em fevereiro determinando que a propaganda na Internet ficaria limitada à página do candidato criada exclusivamente para a campanha. Mas o próprio TSE decidiu que o uso da rede seria julgado de forma individual, caso a caso.

DOCUMENTO AO TSE

Nesta quinta-feira, integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara enviarão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento para solicitar a reabertura do debate sobre o tema.

Para o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), que conversou com o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, sobre o assunto, um novo pronunciamento da Justiça Eleitoral é essencial para que se crie um padrão de comportamento em todo o país.

Britto, que é contra a restrição do uso da Internet em campanhas políticas, comprometeu-se a levar ao plenário do TSE a questão. Ainda não foi marcada uma sessão para a análise do tema.

"Estamos tentando reverter isso. Não se pode limitar. Deve-se incentivar o uso da Internet, que tem duas vantagens imprescindíveis para a mudança do processo de campanha eleitoral: facilita a comunicação com os jovens e é interativa", declarou o parlamentar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vídeo: ministro acusa Chrisóstomo de disseminar fake news e o chama de mentiroso: "acredita nas próprias mentiras que espalha"

Comissão de Meio Ambiente aprova projeto que amplia combate ao tráfico de animais silvestres

Projeto da vereadora Ellis Regina prevê pagamento de tarifa de ônibus através de pix

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319