Rondônia, 30 de abril de 2024
Política

JUSTIÇA CONDENA EX-SECRETÁRIO GILVAN FERRO POR LAVAGEM DE DINHEIRO

O ex-secretário de estado da Justiça, Gilvan Cordeiro Ferro, denunciado em 2013 pelo Ministério Público de Rondônia pela prática do crime de lavagem de dinheiro, foi condenado por sentença proferida pela 1ª Vara Criminal de Porto Velho a três anos de reclusão, convertida em prestação de serviços, mais a perda dos bens e valores já bloqueados em decorrência da ação.


Os valores recebidos por Gilvan Ferro não foram declarados à Receita Federal e parte dos depósitos foi fragmentada em valores menores a fim de dissimular as transações.

O esquema apurado pelo GAECO mostrou que Gilvan Ferro, responsável pelo sistema penitenciário estadual até o fim de 2010, movimentou entre os anos de 2005 e 2010 cerca de R$ 2,5 milhões em valores da época, além de sua remuneração oficial. Parte desse dinheiro foi proveniente de depósitos sem identificação do depositante e outra parte refere-se a depósitos feitos por empresas com contratos com o governo estadual (incluindo a Sejus) e até mesmo por pessoa acusada de ser chefe de uma quadrilha de tráfico de drogas na região de Rolim de Moura.

Os valores recebidos por Gilvan Ferro não foram declarados à Receita Federal e parte dos depósitos foi fragmentada em valores menores a fim de dissimular as transações.

O dinheiro proveniente destes crimes foi utilizado para a formação do considerável patrimônio dos denunciados, donos de uma academia de ginástica em Porto Velho e de vários imóveis e automóveis. A academia foi constituída em nome de Juliana e Helena Ribeiro de Barros e, segundo os indícios colhidos na investigação, foi montada com a finalidade de “lavar” o dinheiro recebido ilicitamente.

O Ministério Público, por meio do GAECO, vai recorrer da sentença, pedindo o aumento da pena de Gilvan Ferro, e a condenação de Juliana e Helena Ribeiro de Barros, que foram absolvidas na sentença.

SIGA-NOS NO

Veja Também

MP ajuíza ações contra ex-secretário Gilvan Ferro, assessor e esposas

MP E POLÍCIA CIVIL CUMPREM MANDADO DE BUSCA EM ACADEMIA DO EX-SECRETÁRIO GILVAM FERRO

NA SEJUS, PF BUSCA PAGAMENTOS A EMPRESAS NA GESTÃO DE EX-SECRETÁRIO

SUPERFATURAMENTO EM ALIMENTAÇÃO DE PRESOS LEVA JUSTIÇA A BLOQUEAR BENS DE EX-SECRETÁRIO E DE MAIS 8

MP DENUNCIA EX-SECRETÁRIO ESTADUAL DE JUSTIÇA POR ESQUEMA MILIONÁRIO DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Preso na Bahia o ex-secretário de Cassol que montou academia com dinheiro da corrupção