Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Política

Justiça condena “Zequinha Araújo” a dois anos de prisão por usar assessor pago pela Câmara em sua fundação

O juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Velho condenou o vereador e ex-deputado estadual José Francisco Araújo (PMDB), o “Zequinha Araújo” a dois anos e seis meses de prisão pelo crime de peculato desvio. A pena foi substituída pelo juiz Francisco Borges Ferreira Neto, mas o político terá que prestar serviços à comunidade pelo mesmo período e não deverá ser encontrado nas ruas a partir das 22 horas.

A condenação do vereador atende a pedido do Ministério Público em Ação Penal que o acusou de pagar um ex-funcionário com recursos públicos e disponibilizá-lo para a própria entidade do peemedebista, a Fundação “Zequinha Araújo”.

Segundo o MP, em tese defendida pelo juiz Borges, ficou comprovado que entre 2006 e 2008, o então vereador indicou para nomeação como
assessor parlamentar, lotado em seu gabinete, Francisco dos Santos Oliveira, “mas que, na verdade, Francisco era empregado da Associação Beneficente Zequinha Araújo. Portanto, o denunciado, em palavras mais simples, pagava empregado particular com dinheiro público, ou seja, verba da Câmara de Vereadores de Porto Velho.”

As investigações foram iniciadas pelo Ministério Público a partir de uma sentença na Justiça do Trabalho que reconheceu o vínculo empregatício entre o ex-assessor e a fundação de “Zequinha Araújo”. Em sua defesa, além de tentar desqualificar a denúncia, o vereador disse que não houve dolo.

Em 2015, o vereador foi condenado à perda de direitos políticos por oito anos por improbidade administrativa referente ao mesmo fato. A ação está em grau de recurso.

Tanto na esfera penal como na de improbidade, o vereador está obrigado a devolver R$ 17.649,40 (valores da época), pagos a seu ex-assessor pelo período em que enganou a administração pública.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereadora se reúne reúne com membros da Comissão de Concurso Público

Vídeo: Esquema milionário liderado por Everaldo Fogaça envolve sites da família e de funcionários ligados a gabinete na Câmara Municipal

Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho

Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília