Justiça impede nova tentativa de vereadores para afastar prefeito de Candeias

Mais uma ação de seis vereadores de Candeias do Jamari para tentar afastar o prefeito Luis Ikenohuchi foi paralisada liminarmente pela Justiça. Novamente eles receberam uma denúncia anônima e abriram processo para apurar suposta infração política/administrativa na prefeitura.
Como em Candeias do Jamari não há vice-prefeito, o presidente da Câmara assumiria o cargo.
Ele já havia feito isso anteriormente, a na ocasião a 1ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho determinou a suspensão imediata do trâmite do processo, porque Edcarlos não poderia votar, já que ele se beneficiaria diretamente com a saída do prefeito.
Como em Candeias do Jamari não há vice-prefeito, o presidente da Câmara assumiria o cargo.
O artigo 43 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Candeias especifica, entre os deveres dos vereadores, “Votar as proposições submetidas à deliberação da Câmara, salvo quando tenha interesse pessoal na matéria, sob pena de nulidade da votação, quando o seu voto for decisivo”.
Como o caso é idêntico ao anterior, a juíza de Direito Inês Moreira da Costa deferiu pedido de liminar determinando a suspensão de mais esse processo.
O caso é que os vereadores Luizinho Amazonas (PSB), Aussemir Almeida (PSB) e Lúcio Rojas, mais conhecido como Dr. Lúcio (PDT), votaram pelo não recebimento da denúncia, como na ocasião anterior.
A oposição tinha cinco votos e precisava de mais um para atingir os dois terços. Então o presidente Edcarlos tratou participar da votação, mesmo tendo sido avisado de que não havia votos suficientes para afastar Ikenohuchi.
No mandado de segurança, o advogado Francisco Nunes Neto citou que em Candeias do Jamari há disputas entre grupos opositores que almejam única e exclusivamente o poder, o que tem causado prejuízos incalculáveis à população, chegando a ponto de ter cinco prefeitos em quatro anos.
Recentemente teria sido instalado na Câmara um suposto complô contra o vereador Luizinho Amazonas. Foi uma tentativa de afastá-lo do cargo, para que a oposição possa ter votos suficientes para tomar a prefeitura, mas o plano não deu certo. Com isso, o grupo agora tenta prejudicar o vereador Dr. Lúcio, também a partir de denúncias anônimas.
Veja Também
Vídeo: Esquema milionário liderado pelo vereador Fogaça envolvia agência e ex-secretária
Ieda Chaves busca informações sobre condições atuais do Instituto Médico Legal de Porto Velho
Dr. Luís do Hospital defende PA D’Jaru Uaru em audiência no Senado, em Brasília
Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor